Fortaleza

Ministro da Saúde inaugura equipamentos de tratamento e prevenção ao Crack em Fortaleza

Ministro Alexandre Padilha inaugura equipamentos de tratamento e prevenção ao Crack em Fortaleza

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Maria Fontenele, inauguram sexta-feira (7), às 10h30, o Centro de Referência e Prevenção ao Crack e Outras Drogas, além de mais um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) 24 horas.

Centro
O Centro de Referência (Av. Duque de Caxias, 1880 – Centro) é um espaço para a oferta de ações de prevenção e referenciamento de pessoas que necessitem de atenção por uso de crack e outras drogas, potencializando os projetos nas seis Secretárias Executivas Regionais da cidade.

Atividades
O equipamento realiza atividades de prevenção às drogas através de ações planejadas junto à comunidade, organizações governamentais e não governamentais, com palestras informativas, campanhas de sensibilização de serviços e direitos, oficinas educativas, formativas e criativas, ações de economia solidária, pesquisa e formação de multiplicadores, referenciando as redes sociais de apoio.

E mais
A equipe do Centro de Referência é formada por profissionais de diversos setores, como enfermeiros, psicólogos, artistas, terapeuta ocupacional, assistentes e educadores sociais, buscando a reinserção social do usuário de drogas. O espaço conta com quadra esportiva, biblioteca comunitária e área de convivência, lazer e cultura.

Caps 24h
A secretária e o ministro da Saúde inauguram ainda mais um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) tipo III, localizado ao lado do Centro de Referência. Com um serviço aberto e comunitário, o Caps funciona 24 horas, com 12 leitos de acolhimento, realizando atendimentos para pessoas que fazem uso abusivo de crack e outras drogas.

Rede
Atualmente, Fortaleza conta com 14 Centros de Atenção Psicossocial, incluindo dois que funcionam 24 horas, o Caps Geral (Rua Coronel Alves Teixeira, 1500 – Joaquim Távora – 3105.2632) e o Caps AD da Regional I (Rua Hildebrando de Melo, 1110 – Barra do Ceará – 3101.2592).

Com informações da Assessoria de Comunicação da SMS


Curtir: