Ceará

MP lança campanha “Não dê esmola a criança em situação de rua”

MP lança campanha “Não dê esmola a criança em situação de rua”
MP lança campanha “Não dê esmola a criança em situação de rua”

O Ministério Público do Estado do Ceará inicia este mês a 7ª edição da campanha “Não dê esmola a criança em situação de rua”, que será lançada oficialmente no dia 17, na Parangaba. Mas o cronograma de atividades já começa nesta sexta-feira (11), com panfletagem e bandeirada na Avenida Silas Munguba (antiga Dedé Brasil), em frente ao campus do Itaperi, das 8h às 10 horas.

A campanha é promovida pelo MP e pelo Conselho da Parangaba, com o apoio da Polícia Militar e de diversas outras instituições, incluindo a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará.

Preocupante
De acordo com o promotor de Justiça Edson Landim, o momento atual é preocupante e pede uma maior conscientização da sociedade para a importância de aderir ao movimento. “Estamos vivendo um contexto de Copa do Mundo, de incentivo ao turismo, e isso traz mais riscos relacionados ao tráfico de seres humanos, à mendicância infantil, etc. É preciso alertar as pessoas”, disse.

No entendimento dos idealizadores da campanha, o hábito de dar esmolas a crianças em situação de rua incentiva a dependência, contribuindo para a degradação da infância, por isso deve ser evitado. A ideia é chamar a atenção para o fato de que quanto mais pessoas dão esmolas, mais crianças se dispõem a pedi-las.

Oficial
No dia 17, uma intensa programação será realizada no Colégio Eudoro Correia, na Parangaba, das 8 horas ao meio-dia, para marcar o lançamento oficial. Haverá exposições, apresentações culturais e diversos serviços de atendimento ao cidadão (emissão de certidão da nascimento e RG, teste de glicemia, vacinação, etc). Outras atividades estão sendo programadas para ocorrer durante a campanha e serão divulgadas em breve.

O MP ressalta que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assegurar os direitos desse público é um dever não só da família, mas do Estado, da comunidade e de toda a sociedade. Mais informações sobre o movimento podem ser obtidas através do telefone (85) 3101.6128.

Serviço: Panfletagem da  campanha “Não dê esmola a criança em situação de rua”
Data: 11/04 (sexta-feira)
Hora: das 8h às 10h
Local: Praça da Juventude (em frente à Uece do Itaperi, na Avenida Silas Munguba).


Curtir: