Ceará
Atualizado em: 06/07/2011 - 11:55 am

Do Jangadeiro Online

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) promove, nesta quarta-feira (6), manifestações no Ceará e em todo o País. Em Fortaleza, cerca de 500 trabalhadores estão reunidos desde as 6 horas da manhã em frente ao Terminal Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Na período da tarde, os manifestantes devem se reunir próximo a Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), no bairro Benfica.

Além da CUT, participam das mobilizações o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Via Campesina, a Marcha Mundial de Mulheres e a Central de Movimentos Populares.

Reivindicações
Os representantes da CUT querem retomar a agenda de reivindicações da classe trabalhadora, como a redução da jornada de trabalho, de 44 horas para 40 horas semanais, e o fim da terceirização. Além disso, as mobilizações vão chamar a atenção para a negociação salarial de algumas categorias que têm data-base no segundo semestre.

O protesto também reivindica a instauração de um canal de negociação com o Governo do Estado e sindicatos de trabalhadores do porto. Concurso público, melhores condições de segurança e saúde no Porto são os principais pontos
da pauta.

Em todo o Brasil
As mobilizações da CUT também estão ocorrendo em vários estados do Brasil, entre eles o Pará, e em Brasília. No Pará, a CUT e o MST fazem mobilizações para chamar a atenção sobre a questão da reforma agrária e da violência no campo. Já no Distrito Federal, o MST vai permanecer acampado até o fim da semana em frente ao Palácio do Buriti, sede do governo local.

Redação Jangadeiro Online, com informações da Agência Brasil

Siga-nos e curta-nos:
RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me