Tribunais

Museu do TSE lança Programa Educativo nesta segunda

Museu do TSE lança Programa Educativo nesta segunda. Foto: TSE
Museu do TSE lança Programa Educativo nesta segunda. Foto: TSE

Nesta segunda-feira (29), às 14h, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abre as portas para receber estudantes que visitarão a exposição “Voto no Brasil: uma História de Exclusões e Inclusões”. Esses estudantes participarão da abertura do Programa Educativo do Museu do TSE, que organizará visitas guiadas de alunos de escolas públicas e privadas duas vezes por semana.

Parceria
A exposição é organizada em parceria com o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e conta a história das eleições no país com ênfase nas pessoas, sejam elas participantes ou excluídas do processo eleitoral, de 1532 até os dias atuais. A mostra conta com três nichos que se relacionam aos períodos históricos da Colônia, Império e República, retratando as exclusões e inclusões no processo eleitoral em cada época.

Acervo
Fazem parte da exposição o acervo pertencente a instituições como o Museu da FAAP, Museu Imperial de Petrópolis, Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes e Museu da República, peças do próprio TSE e também de colecionadores particulares. Além disso, a exposição reúne objetos, documentos históricos e reproduções de trabalhos de artistas como Aleijadinho, Di Cavalcanti, Portinari, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Osgemeos, dentre outros nomes da arte brasileira desde o século XVII.

Agendamento
As visitas guiadas são voltadas a alunos do ensino fundamental e médio com idades de 13 a 15 anos. A ideia é conscientizar esses futuros eleitores sobre a importância do voto na história do país. Os interessados em agendar as visitas podem entrar em contato pelo e-mail seesp@tse.jus.br ou pelos telefones (61) 3030-9281 e 3030-9283. O atendimento para agendar as visitas será das 12h às 18h, horário de funcionamento do Tribunal.

Já as visitas ocorrerão às terças e quintas-feiras sempre das 14h30 às 16h. Será atendida uma turma por dia com grupos de 25 pessoas em média.

Com informações do TSE


Curtir: