Nelson Martins acompanha a despedida de Antonio Carlos na AL

O dia foi de despedidas para um e de boas vindas para outro. Nelson Martins (PT) era o líder do governo Cid Gomes na Assembleia Legislativa, antes de assumir a secretaria do Desenvolvimento Agrário. Antônio Carlos, suplente de deputado, assumiu a vaga na Assembleia e o posto de liderança.
Agora, um ano e cinco meses depois, chegou o momento de uma nova troca: Nelson Martins está de volta à AL e Antonio Carlos vai ocupar a secretaria de Cultura. Mas ele diz que a mudança será por pouco tempo. “Eu tive uma conversa franca com o governador e ele me disse que em julho eu estaria de volta [ à Assembleia]”, disse o petista.
Líder provisório
Com a saída de Antonio Carlos, o vice-líder do Governo, deputado Sérgio Aguiar, passa a ocupar a vaga de liderança até que Cid Gomes indique um novo líder.
Estratégia
O agora ex-líder do governo e futuro secretário de Cultura do Estado diz que, com a mudança, o governador Cid Gomes terá mais opções para insistir na composição da aliança eleitoral entre PT e PSB. Tudo porque o PSB resiste a aliança com o pré-candidato do PT, Elmano de Freitas.
Antonio Carlos avalia que não há como voltar atrás na decisão que escolheu Elmano de Freitas para a disputa em Fortaleza, mas confirma que o Cid Gomes pretende expôr alternativas para negociar com o PT.
Exonerados
E nesta estratégia, Cid Gomes exonerou os secretários Ivo Gomes (chefe de gabinete do governador), Nelson Martins (Desenvolvimento Agrário); Camilo Santana (Cidades); Francisco Pinheiro (Cultura) e Ferrúcio Feitosa (Copa).
Leia ainda:
Ivo Gomes e outros quatro secretários são exonerados do Governo Cid
Dança das Cadeiras
Ivo, Nelson, Camilo e Pinheiro, eleitos em 2010, voltam a ocupar vagas na Assembleia Legislativa. Assim, Voltam para a suplência, os deputados: Ana Paula Cruz (PRB), Dra. Silvana (PMDB), Mailson Cruz (PRB) e Inês Arruda (PMDB). Além disso, com a volta do deputado licenciado Neto Nunes (PMDB), o agora ex- líder do governo na Assembleia, deputado Antonio Carlos, também fica fora do parlamento.
Quando
As mudanças na composição da Assembleia só acontece oficialmente na próxima terça-feira (12). Isso porque os “deputados secretários” deram comunicaram o retorno na quinta-feira e não haverá sessão na sexta (08). A primeira sessão após a exoneração dos secretários será na terça (12).
Desincompatibilização
A legislação eleitoral estabelece que dirigentes de órgãos ou empresas públicas que pretendem se candidatar a disputa por prefeituras devem se afastar dos cargos quatro meses antes da eleição. É a chamada desincompatibilização que, este ano, deve acontecer até o dia 7 de junho, quinta-feira.
Palavra de Ordem
Agora, com alternativas na mesa, a palavra de ordem entre os aliados do governo é “negociar”. Nelson Martins avalia que ainda é possível encontrar um acordo.
Ele ainda ressalta que a “sinalização” do presidente Nacional do PT, Rui Falcão, de trocar o apoio do PSB a Elmano, pelo compromisso de apoio do PT ao nome indicado pelo governador Cid Gomes para a disputa [pelo governo do Estado] em 2014, mostra a disposição de negociar.
Leia ainda:
Roberto Cláudio diz que Elmano foi “imposição” do PT
Lula fará campanha para Elmano; PT oferece vice ao PSB em Fortaleza
Eleições 2012: Cid diz que conversa com Luizianne não foi conclusiva mas promete defender aliança com PT “até o fim” do prazo
Eleições 2012: PT escolhe Elmano de Freitas como pré-candidato à prefeitura de Fortaleza
Curtir: