Corrupção, Denúncia
Atualizado em: 25/07/2011 - 5:20 pm

A denúncia diz que empreiteiras pagavam "mensalão" a dirigentes do Dnit, até 2010 comandado por Joaquim Guedes Neto.

O jornal Folha de S. Paulo publicou nesta segunda-feira (25) reportagem em que revela a existência de um suposto pagamento de  “mensalão” a dirigentes do Dnit no Ceará. 

Além disso, a matéria mostra que segundo investigação do Ministério Público, baseada em escutas telefônicas, uma empreiteira pagou até o conserto de carro para uma pessoa classificada como amante de um supervisor do Dnit em Fortaleza.

A reportagem é assinada por Andreza Matais, Breno Costa, Dimmi Amora, João Carlos Magalhães, José Ernesto Credencio e Rubens Valente, publicada na Folha desta segunda-feira. A íntegra está disponível apenas para assinantes. Acompanhe abaixo alguns trechos da matéria que mostram o suposto esquema de corrupção no Ceará.

“No Ceará, por exemplo, 27 funcionários públicos, parentes e empreiteiras foram denunciados por procuradores da República em maio deste ano por improbidade administrativa, sob a suspeita de praticar fraudes no Dnit local, comandado pelo PR. Segundo o Ministério Público Federal, as empresas tinham escritório no Dnit. A denúncia diz que elas pagavam “mensalão” a dirigentes do órgão, até 2010 comandado por Joaquim Guedes Neto.

Segundo o inquérito, baseado em escutas telefônicas, uma empreiteira pagou até o conserto de carro para uma pessoa classificada como amante de um supervisor do Dnit em Fortaleza.

O órgão informou que toma todas as providências necessárias em relação às suspeitas levantadas pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal, e disse que os servidores de carreira responsabilizados por ilegalidades vão responder a processo administrativo.

Sobre as indicações políticas, o Dnit informou que as nomeações para as superintendências são feitas pelo ministro dos Transportes, com o aval da Casa Civil.”

Leia também:
Juiz chama rodovias federais no Ceará de “estradas sonrisal”

Ministro dos Transportes afasta diretor interino do Dnit   
Ministro dos Transportes é o segundo a cair no governo Dilma 
Diretor afastado diz que petista é responsável por 90% das obras do Dnit 
 

Com informações da Folha.com

Siga-nos e curta-nos:
RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me