Partidos

Novo partido político tem lançamento nacional em Fortaleza: É o PAZ – Ativistas da Paz pela Vida

Novo partido político tem lançamento nacional em Fortaleza: É o PAZ - Ativistas da Paz pela Vida. Foto: Divulgação
Novo partido político tem lançamento nacional em Fortaleza: É o PAZ – Ativistas da Paz pela Vida. Foto: Divulgação

O Ceará foi o estado escolhido para a fundação do Paz – Ativistas da Paz pela Vida. O primeiro passo para a criação do mais novo partido político brasileiro reuniu articuladores e convidados de nove estados (Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná) e mais o Distrito Federal, no último sábado (4 de maio), no Colégio Darwin, em Fortaleza.

Na ocasião, os idealizadores do partido ressaltam que ele nasce como um “movimento de despertamento de consciências para a força da paz”, entendendo a formação de um partido como um meio e nunca um fim.

Bassuma
No encontro em que foi assinada a ata de fundação do PAZ, foi escolhido para ocupar o cargo de presidente provisório do novo partido o engenheiro Luiz Bassuma, histórico defensor da vida e da cultura da paz no cenário político nacional. Ex-deputado federal pelo PT da Bahia, Bassuma foi punido por seu antigo partido ao expressar sua posição em defesa da vida desde a concepção. Após a saída do PT, foi do Partido Verde e disputou, em 2010, o Governo do Estado da Bahia, ficando em quarto lugar.

Coragem
Ao apresentar o novo partido, Bassuma enfatizou que o conceito de paz “envolve coragem e verdade” e não passividade. Um vídeo sobre pacifistas como Gandhi, Martin Luther King, Dom Hélder Câmara, Nelson Mandela e Einstein inspirou os presentes. Bassuma lembrou que as idéias desses personagens históricos, bem como as de Jesus Cristo, foram consideradas utópicas. Mas a atuação de cada um deles para melhorar o mundo em que vivemos foi contagiando um e outro e mudanças e quebras de paradigmas se concretizaram. “Somos aprendizes de pacificadores”, disse. Num mundo em crise de valores, ele acentuou que o novo partido nascerá tendo como base três pilares: a Paz Social, a Paz Ambiental e a Paz Interior.

Programa provisório
O Programa provisório do PAZ reúne os seguintes pontos: Paz no mundo a partir do indivíduo; Cultura de Paz e Não Violência; Defesa da vida desde a concepção; Educação pela paz; Saúde Integral; Uma nova Economia; Uma nova organização mundial; Preservação do planeta; Água como fonte de vida; Energia limpa, segura e sustentável; Direitos Humanos e Sociais; Segurança Humana; Desarmamento; Ressocialização de presídios; Enfrentamento às drogas líticitas e ilícitas; Produto e consumo ecologicamente corretos; Enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro; Desburocratização; Meritocracia; Voto Facultativo; Fim do voto secreto e do voto destituinte; Eleição para o Judiciário.

Próximos passos
O Estatuto e programa propostos pelos articuladores para o novo partido, assim como a ata de sua fundação, serão registrados em Cartório do Registro Civil em Brasília esta semana. Depois disso, começa uma fase desafiante: a busca por 500 mil assinaturas de eleitores de pelo menos nove estados do País para que o partido possa obter o registro definitivo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com informações da Agência da Boa Notícia


Curtir:


One thought on “Novo partido político tem lançamento nacional em Fortaleza: É o PAZ – Ativistas da Paz pela Vida

  1. O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Comments are closed.