Ceará

Novos gestores são empossados e vão atuar nas Regiões de Saúde do Ceará

Novos gestores são empossados e vão atuar nas Regiões de Saúde do Ceará

Os 14 profissionais selecionados pelo Governo do Ceará, através do Programa Atração de Talentos, para atuarem nos cargos de liderança dentro da estrutura da Secretaria da Saúde foram empossados pelo governador Camilo Santana, na manhã desta segunda-feira (9), no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Os selecionados vão atuar nos municípios de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Limoeiro do Norte e Juazeiro do Norte, atendendo a todas as regiões de saúde do Ceará.

Camilo Santana enfatizou que o objetivo da seleção no modelo adotado foi garantir profissionais cada vez mais capacitados e preparados para os desafios da gestão pública.

“A gente aderiu a um programa de gestão de pessoas que procurou identificar as melhores experiências no mundo na gestão de pessoas no serviço público. A partir daí a gente vinha discutindo a metodologia e resolvemos fazer a primeira seleção piloto na Secretaria de Saúde, dentro da Plataforma de Modernização. A gente colocou cargos de liderança em uma seleção bem rigorosa para cumprir essas missões e funções que foram definidas”, explicou o governador.

Seleção
Os aprovados foram selecionados para as funções de coordenador de desenvolvimento institucional e planejamento, coordenador financeiro, coordenador de planejamento orçamentário e custos, coordenador de gestão do trabalho e da educação em saúde, diretor administrativo-financeiro de hospital e superintendente regional de Saúde.

“O que foi avaliado foi a experiência profissional dessas pessoas, seu histórico, comprometimento, perfil. Não basta ser apenas um profissional competente tecnicamente, ele precisa ter compromisso, compreender a (área da) saúde, a relação com as pessoas. Foi um conjunto de ações e metodologias utilizadas e acredito que escolhemos o que há de melhor e espero que com isso a gente possa qualificar, melhorar e avançar no trabalho da Secretara de Saúde com a população”, destacou o governador ao falar da seleção, que contou com análise curricular, avaliação de planos de ação, teste online e entrevistas por competências com especialistas realizadas presencialmente em Fortaleza.

Objetivo
O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), explicou que o processo visa, no final de tudo, garantir melhores serviços à população. “Esse programa tem algumas etapas. A primeira era a secretaria disponibilizar seus cargos mais importantes para que a gente fizesse um piloto e a partir de agora os outros cargos serem ocupados por competência e atribuições de cada função. O segundo ponto é agregar ao Estado uma metodologia de seleção. Esse modelo foi exitoso em outros países e essa parceria com a Fundação Brava e Fundação Lemann trouxe para o Ceará uma metodologia muito interessante e que dá muita credibilidade. E o último ponto e mais importante é resgatar a confiança da sociedade na gestão pública. A Secretaria de Saúde do Ceará é um órgão importantíssimo na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou Dr. Cabeto.

Parceria
O Programa Atração de Talentos está dentro das ações planejadas pela Plataforma de Modernização da Saúde, lançada em agosto deste ano pelo Governo do Ceará. A seleção foi feita em parceria com Aliança, iniciativa que reúne organizações do terceiro setor, formada pela Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org. A parceria não envolve transferência de recursos financeiros e foi firmada por meio de Acordo de Cooperação Técnica. A Aliança tem projetos que promovem o aprimoramento da gestão pública. O programa conta ainda com o apoio do Instituto Publix como parceiro técnico. A organização é especializada em desenvolver conhecimentos inovadores em gestão.


Curtir: