Fortaleza

O papel da Guarda Municipal na Segurança Pública de Fortaleza é tema de audiência na Câmara Municipal

A audiência atende a solicitação do vereador Márcio Cruz. Foto: CMFor
A audiência atende a solicitação do vereador Márcio Cruz. Foto: CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza, a partir das 9h30 desta segunda-feira (03), uma audiência pública para discutir “O papel da Guarda Municipal na Segurança Pública de Fortaleza”.

Objetivo
A audiência, solicitada pelo vereador Márcio Cruz (PR), tem como objetivo debater as prerrogativas da Guarda Municipal diante do Plano Municipal de Segurança Cidadã, a ser implantado no governo Roberto Cláudio com foco na segurança da cidade para os próximos quatro anos.

Em pauta
Entre outros assuntos, a audiência deverá discutir temas como o armamento dos servidores da Segurança Pública municipal, com foco na capacitação, no preparo psicológico e nas normas de uso dos equipamentos.

Armas
Diante do aumento da sensação de insegurança na Capital e respaldado pelo artigo 6º do Estatuto do Desarmamento, que estabelece como possível o porte de armas de fogo aos integrantes das guardas municipais das capitais dos Estados e dos Municípios com mais de 500 mil habitantes, Márcio Cruz pretende reunir representantes do poder público e sociedade civil para analisar a questão.

Novos grupos
Outros temas como a criação do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) e do Pelotão dos Terminais (PET), ambos projetos de indicação do vereador Márcio Cruz, também serão debatidos.

Palestra
Após a mesa de discussões, a palestra “Experiências exitosas na Segurança Pública municipal” será ministrada pelo inspetor Frederico de Carvalho, diretor da Guarda Municipal de Curitiba, no Paraná.

Convidados
Foram convidados para o evento: Francisco Veras – secretário Municipal de Segurança Cidadã; Karlo Kardozo – secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos; Moroni Torgan – presidente estadual do Partido Democratas e consultor de Segurança da Prefeitura de Fortaleza; Gustavo Simplício – Inspetor da Polícia Civil e vice-presidente da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Estado do Ceará – APROSPEC; Cel. Werisleik Matias – Comandante geral da Polícia Militar do Estado do Ceará; Frederico de Carvalho – Inspetor e Diretor da Guarda Municipal de Curitiba/PR; entre outros nomes.

Exemplo de Curitiba
Criada em 17 de junho de 1986 e referência de Segurança Pública municipal em todo o Brasil, a Guarda Municipal de Curitiba atua de modo eficiente em escolas, creches, postos de saúde, parques, praças, bosques, armazéns, no transporte coletivo e demais equipamentos da Prefeitura Municipal de Curitiba. Desenvolve a função de prevenção a violência com foco na proteção da população, dos bens, serviços e instalações. Armada e dotada de equipamentos como ambulâncias, os guardas municipais de Curitiba atuam inclusive em ações de responsabilidade social e vídeo monitoramento da Cidade.

Serviço: Audiência Pública “O Papel da Guarda Municipal na Segurança Pública de Fortaleza”
Data: Segunda-feira, 03 de junho
Horário: 9h30
Local: Auditório Ademar Arruda – Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 – Patriolino Ribeiro


Curtir:


One thought on “O papel da Guarda Municipal na Segurança Pública de Fortaleza é tema de audiência na Câmara Municipal

Comments are closed.