Ceará

OAB Ceará entrega lista sêxtupla para escolha de desembargador ao Tribunal de Justiça

Valdetário Monteiro é o presidente da OAB Ceará
Valdetário Monteiro é o presidente da OAB Ceará

A Ordem dos Advogados do Ceará (OAB-CE) entrega nesta terça-feira, dia 28 de maio, ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), a lista sêxtupla do Quinto Constitucional. Caberá ao Tribunal, agora, indicar a lista tríplice e enviá-la ao governador Cid Gomes, que, por sua vez, escolherá o futuro desembargador do TJCE na vaga destinada a advocacia.

O escolhido ocupará o cargo vago com a aposentadoria do desembargador Ernani Barreira. A escolha ocorreu ontem, dia 27 de maio, durante votação no Conselho Seccional da Ordem.

Alternância
O Quinto Constitucional determina que um em cada cinco desembargadores dos tribunais de Justiça estaduais, federais e do Trabalho seja oriundo de fora da magistratura, como forma de democratizar e oxigenar as Corte. A vaga alterna-se entre membros do Ministério Público e da advocacia.

Responsabilidade
“É fundamental que o desembargador escolhido pelo Quinto Constitucional tenha compromisso com a classe”, ressaltou o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, acrescentando que a próxima oportunidade deverá ocorrer em, no mínimo, dez anos, o que aumenta a responsabilidade dos indicados pela Ordem nos tribunais.

Escolhidos
Foram escolhidos os advogados Cid Marconi (36 votos), Virgílio Maia (31), Leandro Vasques (31), Gina Pompeu (28 votos), Paulo Airton Albuquerque (26) e Armando Costa Junior (23 votos).


Curtir: