Ceará

OAB promove evento sobre Reforma Política e Eleições Limpas

Valdetário Monteiro é o presidente da OAB Ceará
Valdetário Monteiro é o presidente da OAB Ceará

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará promove entrevista coletiva com o secretário da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política da OAB Nacional, Aldo Arantes, um dos eventos que marcam o lançamento no Ceará da Coalizão por Reforma Política Democrática e Eleições Limpas.

Coletiva
A coletiva será realizada às 15 horas de terça-feira (20), na sede da OAB-CE, na Rua Lívio Barreto, 668 – Dionísio Torres, com a presença do presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, e representantes das entidades nacionais que compõem a Coalizão, como CNBB, Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, Plataforma dos Movimentos Social pela Reforma Política, entre outros.

Sistema viciado
O secretário da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política da OAB Nacional, Aldo Arantes, é ex-presidente da UNE e ex-deputado federal. Para o representante dos advogados na Coalizão, o atual sistema político está viciado, abre caminho para a corrupção eleitoral e para uma representação política que, em muitos casos, não atende às aspirações da população.

Ficha limpa
Nesse sentido, a Lei da Ficha Limpa cumpriu um importante papel ao atacar as consequências da corrupção eleitoral, mas é necessário enfrentar suas causas. Parte essencial de uma reforma política, ainda conforme entendimento da OAB, é o financiamento por empresas de campanhas, que deve ser substituído por um sistema de financiamento democrático e exclusivamente público.

Com informações da Assessoria


Curtir: