Ceará

Ouvidoria do TCM já ultrapassou todo o atendimento do ano passado

Ouvidoria do TCM já ultrapassou todo o atendimento do ano passado
Ouvidoria do TCM já ultrapassou todo o atendimento do ano passado

Até o final de agosto último a Ouvidoria do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) registrou o total de 5.153 atendimentos, superando, assim, o volume de manifestações recebidas durante todo o ano passado (4.898). É o que mostra relatório estatístico produzido pelo setor.

A unidade registrou trajetória crescente nesse tipo de atividade nos primeiros oito meses de 2015, o que dá média de 644 solicitações mensais. Conforme o documento, a maior parte das demandas (79,4%) envolve questões sobre procedimentos licitatórios, direitos e deveres de servidores públicos e serviços de natureza continuada.

Comparando
No ano passado essa média era de 400/mês. Em comparação aos dois primeiros quadrimestres de 2014, a taxa de crescimento das demandas foi de 56,67%. Tais valores indicam que a Ouvidoria, criada em 2012, vem sendo reconhecida como a principal porta de acesso ao TCM, servindo de meio para informações, comunicação de irregularidades e consultas. “Esse cenário é bem claro e positivo para nós”, avalia o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, “quando analisamos os indicadores objetivos dos serviços que estamos oferecendo à população”.

Canais
Além da ampliação dos canais de acesso (o número 162, o e-mail e o atendimento presencial) e do compromisso de resposta em até 20 dias, a ouvidora do TCM, Mariana Vieira, cita um outro motivo para o crescimento: a compreensão correta, por parte da sociedade, sobre a segurança e credibilidade que esse canal oferece no encaminhamento e resolução das demandas de interesse da cidadania.

Solução
De tudo que foi recebido, 65% teve solução pela própria Ouvidoria, e o restante encaminhado para outros departamentos do TCM, como Diretoria de Tecnologia da Informação (11,43%), Diretoria de Fiscalização (8,94%) e Diretoria de Planejamento e Assistência Técnica (8,58%).

Contato
Para entrar em contato com o TCM o cidadão pode ligar 162, gratuitamente de telefone fixo, ou via e-mail ouvidoria@tcm.ce.gov.br. O serviço de agendamento presencial deve ser realizado pelos números (85) 3218.1522, 3218.2516 ou 3218.1303. Outras formas de contato estão disponíveis em www.tcm.ce.gov.br/ouvidoria.

Na íntegra
O relatório estatístico pode ser acessado no portal do TCM através do seguinte endereço: www.tcm.ce.gov.br/ouvidoria/index.php/estatisticas.


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