Nacional

Patrícia em alta: deputada recebe homenagem no Palácio do Planalto

A deputada estadual Patrícia Saboya (PDT) recebe homenagem no Palácio do Planalto

A deputada estadual Patrícia Saboya recebe homenagem no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (18), dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

A homenagem será concedida a entidades e pessoas que se destacaram atuando no enfretamento à violência sexual infanto juvenil. Patrícia será agraciada com o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Prêmio
O prêmio foi criado ano passado para homenagear Neide Viana Castanha, reconhecida defensora dos direitos humanos que dedicou sua vida a lutar contra as violências que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil.

CPMI
A homenagem é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Patrícia Saboya enquanto Senadora da República, presidindo a CPMI do Congresso Nacional destinada a investigar redes de exploração sexual de crianças e adolescentes. Um trabalho que durou cerca de um ano e percorreu todas as regiões do país, recebendo mais de 800 denúncias, dos quais 543 resultaram em notícias-crime e 250 pessoas foram indiciadas entre políticos, empresários, magistrados, líderes religiosos e esportistas.

Números
Dos cinco projetos apresentados pela CPMI, quatro já viraram leis. Desde que o Disque 100 entrou em funcionamento, em maio de 2003 até março de 2011, o serviço registrou 66.982 denúncias envolvendo situações de violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes. Somente neste primeiro trimestre de 2011, ainda de acordo com os dados de Disque 100, foram registrados 4.205 casos de violência sexual contra meninos e meninas, sendo a maioria das vítimas do sexo feminino.

Ceará
No Ceará, em 2010, 880 crianças e adolescentes receberam tratamento após sofrerem abuso sexual, dos 275 inquéritos abertos pela Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), 103 sentenças foram emitidas pelo mesmo crime.


Curtir: