Pesquisa

Pesquisa Ibope/Band mostra avaliação de governadores. Cid Gomes aparece em quarto lugar

Cid Gomes durante entrevista coletiva na AL. Foto: Kézya Diniz

A pesquisa do Ibope, encomendada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação revelou como está a avaliação dos governadores, no final deste primeiro ano de mandato. Eduardo Campos, de Pernambuco, é o que tem a maior aprovação. O governador do Ceará, Cid Gomes, aparece em quarto lugar no ranking. 

O cearense é aprovado por 69% dos entrevistados, reprovado por 24% e tem a administração avaliada como ótima ou boa por 55% da população.

A pesquisa foi realizada em 10 estados. O Ibope realizou 10 mil 878 entrevistas, entre os dias 3 e 6 de dezembro.

Lista de Aprovação
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), lidera o ranking positivo e é aprovado por 89% dos entrevistados. Em seguida aparecem Beto Richa (PSDB), do Paraná, com 74% de aprovação ; e Sérgio Cabral PMDB), do Rio de Janeiro, que ficou com 71%.

Já o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), aparece empatado com Antonio Anastasia (PSDB), de Minas Gerais. Eles são aprovados por 69% da população.  Em seguida aparecem os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e Raimundo Colombo (PSD), de Santa Catarina, ambos aprovados por 67 % dos consultados pelo Ibope. 

Jacques Wagner (PT), da Bahia, e Tarso Genro (PT), do Rio Grande do Sul, garantiram aprovação de 66% dos entrevistados. Já o governador do Distrito Federal (PT), Agnelo Queiroz, ficou na lanterna com apenas 23% de aprovação.

Desaprovam
Quando a pesquisa mostra os percentuais de desaprovação dos governadores, a lista é invertida. Da lanterna, Agnelo Queiroz, do DF, vai para a liderança e figura com a maior avaliação negativa. Segundo a pesquisa, 70% desaprovam o governador.

Apenas 9% da população desaprova o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Em seguida aparecem Beto Richa, do Paraná, com 18%. Já o governador do Ceará, Cid Gomes, é desaprovado por 23% da população.

Os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin; Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro; Raimundo Colombo, de Santa Catarina; e Antonio Anastasia, de Minas Gerais, aparecem com 24% de desaprovação. Jacques Wagner, da Bahia, e Tarso Genro, do Rio Grande do Sul, aparecem com 25% de desaprovação.

Avaliação do Governo
O Ibope também ouviu a opinião dos entrevistados sobre a avaliação das administrações. Mais uma vez Eduardo Campos está na liderança da avaliação positiva. A gestão do governador de Pernambuco tem 79% de aprovação (34% ótimo; 45% bom).

A administração de Beto Richa, do Paraná, é aprovada por 64% (11% ótimo; 53% bom).  Antonio Anastasia, de Minas Gerais, 55%  (7% ótimo; 48% bom). O governador do Ceará, Cid Gomes, também tem a administração aprovada por 55% dos entrevistados (13% ótimo; 42% bom).

 Geraldo Alckmin, de São Paulo, tem 54% (11% ótimo; 43% bom). Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, 51%  (10% ótimo; 41% bom). Jacques Wagner, da Bahia, 49%  (12% ótimo; 37% bom). Raimundo Colombo, de Santa Catarina, 46%  (8% ótimo; 38% bom). Tarso Genro, do Rio Grande do Sul, 44%  (5% ótimo; 39% bom).

Já o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, soma apenas 10% das avaliações positivas  (1% ótimo; 9% bom).

6 thoughts on “Pesquisa Ibope/Band mostra avaliação de governadores. Cid Gomes aparece em quarto lugar

  1. PARABENS GOVERNADOR CID GOMES,O EX-PRESIDENTE LULA PEDIU AO CEARENSE QUE LHE DESSE UMA OPORTUNIDADE,CONFIAMOS E SO TEMOS O QUE COMEMORAR,PARA OS CRITICOS NUNCA NUNCA ESTA BEM E SEMPRE FALTA ALGUMA COISA,MAIS E DA CRITICA QUE SE FORTALECE UM GOVERNO QUE VEIO PRA FICAR,PENA QUE O FORTALEZENSE NÃO PODE COMEMORAR,UMA PREFEITURA QUE NÃO TEM SE QUER UMA REFERENCIA,MAIS E TEMPO DE COMEMORAR SENHOR GOVERNADOR,2012 JA ESTA CHEGANDO E ESTAREMOS AQUI DE CAMAROTE APLAUDINDO O SUCESSO NÃO SO DO GOVERNADOR ,MAIS SIM DE UM POVO QUE ACREDITA QUE O DIA DE AMANHA VAI SER DIFERENTE,UM POVO QUE FAZ A DIFERENÇA,PARABENS CEARA.

  2. Por favor alguém que foi alcançado por essa pesquisa se acuse, estou sem acreditar que no Estado do Ceará haja 69% de aprovação ao nosso Governador, caso os comentarios seguistes tiverem realmente 69% de defensores do governo eu juro que passarei a aproval-lo também.

  3. E os outros estados porque não mostra a lista completa de aprovação dos governadores? Pois são os outros estados que é maoria juntos que quem decide as eleições e a econômia dos pequenos precisam mais de atenção especial para desenvolver por igual o País.

  4. É … mas essa avaliação já foi bem melhor viu… e tem caído, por mais que a imprensa as vezes queira sustentar…. a imagem desse governador anda desgastada, ele tem se mostrado extremamente ditatorial e arrogante e o povo tá percebendo que prédios e carros de luxo sem um bom serviço prestado de nada ou de muito pouco vale! Eu não confio nestas pesquisas e não vejo em hipótese alguma Cid Gomes com esses ibopes todo…as urnas falarão por mim!

  5. Vejo que a pesquisa está deixando a desejar, cade os defensores do governo …não existem pois o governo está desgastado e conhecido como O GOVERNO DAS GREVES…dos professores, dos funcionarios do DETRAN, da policia cilvil, dos funcionarios do poder judeciario e de cada 100 PM, 97 desaprova o governo…haja hilux, obras, aquarios, centro de eventos e etc…

Comments are closed.