Nacional

PF tenta ouvir Lula sobre mensalão há 7 meses

PF tenta ouvir Lula sobre mensalão há 7 meses. Foto: Agência Brasil
PF tenta ouvir Lula sobre mensalão há 7 meses. Foto: Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na lista de convidados a depor sobre o escândalo do mensalão há sete meses, segundo informou o jornal Folha de S. Paulo. A Policia Federal tenta, sem sucesso, ouvir Lula sobre novas declarações dadas em 2012 pelo operador do mensalão, o empresário Marcos Valério de Souza.

Segundo o jornal, Lula foi convidado a ajudar na apuração em fevereiro deste ano, mas o chamado não se trata de uma intimação. Pessoas próximas ao ex-presidente argumentam que Lula fez chegar à PF, por meio de representantes, o recado de que está disposto a colaborar, mas que teme que o depoimento seja explorado politicamente pelos adversários políticos. Segundo avaliação interna feita na Polícia Federal, uma intimação ao ex-presidente seria exagerada.

Valério
Em setembro de 2012, Marcos Valério foi espontaneamente à Procuradoria-Geral da República prestar novas declarações na esperança de ser beneficiado, após ser condenado a mais de 40 anos de prisão por vários crimes. No depoimento, Valério acusou Lula de saber da existência do mensalão e de ter se beneficiado do esquema.

Sem convite
Luiz Inácio Lula da Silva disse que não recebeu nenhum convite para depor à Polícia Federal sobre os inquéritos do processo do mensalão. Ao ser questionado pela reportagem se ele iria prestar o depoimento, Lula respondeu: “Quando eu for convidado, meu amor. Não recebi nada”.

Com informações do portal Terra


Curtir: