Ceará Economia

PIB do Ceará no 4º trimestre e o acumulado em 2011 vão ser divulgados na terça-feira

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), juntamente com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, divulga, em entrevista coletiva, na próxima terça-feira (20), às 15 horas, o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará relativo ao quarto trimestre de 2011 e o acumulado, de janeiro a dezembro, do referido ano.

O desempenho da economia cearense, como já esperado pelo Ipece, superou o crescimento do Brasil no ano passado, que foi de 2,7% em relação a 2010.

Quem participa
Da entrevista, que vai ser realizada na sala de reuniões da Seplag, no Edifício Seplag, 3º andar, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba, participam o titular da Secretaria de Planejamento, Eduardo Diogo, e o diretor do Ipece, professor Flávio Ataliba, além de técnicos do Instituto.

O PIB trimestral é um indicador que mostra a tendência do comportamento da economia cearense no curto prazo.

Taxas
Os resultados da economia estimados trimestralmente são expressos somente em taxa de crescimento (%), ou seja, o PIB trimestral não é apresentado em valores correntes, mostrando a evolução da economia, apenas, em termos de variação percentual, diferentemente dos resultados para o país que, além das taxas de crescimento, são revelados também em valores correntes trimestrais.

No entanto, ao final de cada ano o Ipece faz uma estimativa em valor para o PIB total e para o PIB per capita, com base nas Contas Trimestrais. O trabalho está estruturado em cinco seções.

Outros Estados
Além do Ceará, mais cinco estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo e São Paulo. Esses estados utilizam a mesma ponderação das contas regionais e também é calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Ipece