Fortaleza

Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Fortaleza será lançado na próxima quinta

Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Fortaleza será lançado na próxima quinta. Catadores serão incluídos por meio de cooperativas. Foto: Jangadeiro Online

Depois de um ano debatendo em consultas públicas e reuniões internas com diferentes segmentos da sociedade, a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental – ACFOR, lançará o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) na próxima quinta-feira (06), às 8h30, no auditório do Anexo do Gabinete da Prefeita (Avenida Luciano Carneiro, 2235 – Vila União).

É Lei
O PMGIRS atende a Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sendo um componente do Plano Municipal de Saneamento Básico, Lei Federal 11.445/2007.

Planejamento
O documento planeja metas para um período de 20 anos, destacando propostas para redução de lixo na cidade, incentivando a reciclagem, estimulando a construção de ecopontos, melhorando o tratamento e destino final dos resíduos.

Catadores
O Plano também destaca a inclusão social de catadores por meio de cooperativas, a construção de galpões de triagem e reciclagem, o combate aos pontos de lixo usando programas de educação ambiental, implantação da logística reversa, melhora dos serviços de limpeza pública como a ampliação do Programa Gari Comunitário, dentre outras ações.

Objetivo
A implantação do PMGIRS tem como objetivo minimizar os problemas da área ambiental e da saúde pública, beneficiando, assim, a qualidade de vida da população.

Com informações da Assessoria de comunicação da ACFOR


Comentários: