Congresso
Atualizado em: 01/07/2011 - 6:10 pm

Logo após o anúncio oficial, o dep. Mendes Ribeiro Filho falou à imprensa, como o novo líder do governo no Congresso Nacional. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Em operação para acalmar os ânimos da base aliada, a presidente Dilma Rousseff (PT) acabou escolhendo o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) para líder do governo no Congresso. A informação foi confirmada no final da tarde desta sexta-feira (01/07) pela Secretaria de Relações Institucionais da presidência da República.

O cargo estava vago desde o início do governo.

Base
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o parlamentar é próximo a presidente Dilma e sua indicação contemplaria a porção da base que se sentia preterida no xadrez do loteamento desencadeado pelo Planalto desde a crise que derrubou o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci.

A ideia seria agradar o grupo formado por “deputados” uma vez que na “remontagem da articulação política”, Dilma Rousseff optou por dois nomes que representariam o Senado: Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e a ex-senadora Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

A escolha do novo líder, um quadro do PMDB e representante da Câmara, foi o passo seguinte à prorrogação do decreto que dá mais três meses de prazo para a liberação do dinheiro dos restos a pagar de 2009.

Perfil
O novo líder do governo no Congresso é formado em direito. Ele iniciou sua vida política em 1982, quando foi eleito vereador em Porto Alegre, aos 28 anos. Também foi deputado estadual, secretário de Justiça, de Obras Públicas e chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul. Mendes Ribeiro está em seu quarto mandato como deputado federal e ocupa o cargo de primeiro vice-líder do PMDB. É titular da Comissão de Constituição e Justiça.

Com informações do Estadão.com e da Agência Brasil

Siga-nos e curta-nos:
RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me