Em Brasília

PMDB presidirá e Pimentel será o relator da CPI da Petrobras

PMDB presidirá e Pimentel será o relator da CPI da Petrobras. Foto: Agência Senado
PMDB presidirá e Pimentel será o relator da CPI da Petrobras. Foto: Agência Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará denúncias de irregularidades na Petrobras, a ser instalada na próxima semana no Congresso Nacional, terá um peemedebista na presidência e o senador petista José Pimentel (CE) como relator.

Os anúncios foram feitos nesta quarta-feira (30) pelos líderes do PMDB, Eunício Oliveira (CE), e do PT, Humberto Costa (PE).

Presidência
O líder do PMDB optou pela presidência dos trabalhos. “Ambas as funções (presidência ou relatoria) têm papel fundamental no comando de uma comissão parlamentar de inquérito, mas a presidência é que vai fazer o dia-a-dia dos trabalhos”, explicou Eunício.

Conversas
O partido terá direito a ocupar quatro dos 13 vagas do colegiado. Os nomes dos integrantes ainda vão ser divulgados, assim como o nome do indicado a presidente. Eunício explicou que precisa primeiro conversar com os possíveis candidatos ao cargo para então anunciá-lo oficialmente.

Relatoria
Já a relatoria da CPI, que caberá ao PT, por ser o partido com a segunda maior bancada do Senado (13 parlamentares), deve ficar a cargo do senador José Pimentel. A indicação foi confirmada nesta quarta por Humberto Costa.

Comando subtraído
Para a oposição, a ocupação da presidência e da relatoria por partidos da base aliada apenas demonstra que o governo terá o controle das investigações na comissão.

CPI x CPI mista
Já o impasse sobre a participação de deputados nas investigações da Petrobras só deve ser resolvido na reunião de líderes marcada para a próxima terça-feira (6).

Com informações da Agência Senado


Curtir: