Fortaleza

Políticos fazem uma reflexão sobre a Fortaleza de hoje

O município de Fortaleza festeja, hoje, seu aniversário de 291 anos. Foto: Divulgação

Fortaleza festeja, nesta quina-feira (13), seu aniversário de 291 anos. Ao longo dos anos, a capital cearense cresceu, sofreu interferências, passou por inovações e, apesar dos problemas persistentes, arranca elogios de muitos de seus filhos que, volta e meia, ressaltam o “orgulho de nascer em Fortaleza”.

Para marcar a data, a reportagem conversou com políticos de diferentes correntes ideológicas para saber : qual reflexão que faz sobre a Fortaleza de hoje?

Danilo
O deputado federal Danilo Forte (PSB), por sua vez, ressaltou as belezas naturais existentes em Fortaleza e comentou também que, por outro lado, a cidade precisa garantir o crescimento, além de ser necessário que o turismo seja estimulado de forma a se tornar ainda mais atraente.

“Acredito que a cidade é impositiva no sentido de ter uma perspectiva grande de desenvolvimento econômico. Acho que a concessão do aeroporto e a possibilidade do Hub da Tam vão oportunizar crescimento”, disse, destacando que alguns pontos precisam ser melhorados, como a questão da violência.

Heitor
Na Assembleia Legislativa, o deputado Heitor Férrer (PSB) e o presidente do Poder, deputado José Albuquerque (PDT), também lembraram que “as praias são maravilhosas” e que o “acolhimento” é o “diferencial” do povo fortalezense.

Heitor, porém, não esqueceu as críticas. “O grande problema de Fortaleza é que com enriquecimento da população e desenvolvimento do município, a cidade inchou e não consegue atender a demanda da população”, que, segundo avalia, acaba gerando um quadro de violência, consequência das injustiças sociais. Portanto, segundo ele, espera que as novas administrações, a partir da atual, possam dar um “novo perfil” para a cidade.

Wagner
Já o deputado Capitão Wagner (PR) ressaltou a diversidade encontrada na cidade de Fortaleza, desde as pessoas até as opções gastronômicas. O parlamentar disse ter “orgulho” da história de luta e vitórias da cidade e também destacou o aspecto acolhedor da cidade.

Eliana
Na Câmara Municipal, a vereadora Eliana Gomes (PCdoB) apontou que, embora a capital do Ceará ainda precise avançar em diversos aspectos, Fortaleza vem melhorando cada vez mais. “A cidade avançou na eficiência de gestão, conseguiu melhorar os índices de desempenho das crianças na leitura. Além disso, foram criadas as escolas de tempo integral como um equipamento educacional mais eficiente, mas ainda é preciso buscar mais avanços, como convocar mais professores e ampliar o mecanismo de participação social”, afirmou ela.

A vereadora acrescentou que um dos grandes desafios da cidade é oferecer melhor moradia, ressaltando que “40% dos moradores de Fortaleza se encontram em situação precária. Além disso, é preciso também ampliar a cobertura de saúde à mulher, descentralizar e ampliar as políticas culturais”.

Idalmir
Já o vereador Idalmir Feitosa (PR) registrou as belezas da 5° maior capital do País, mas também chamou a atenção para uma problemática que a população de Fortaleza enfrenta há bastante tempo e que já fez mais de 400 vítimas este ano, a transmissão de doenças pelo mosquito Aedes Aegypti. “Há um misto de alegria e tristeza. De alegria porque vejo a cidade se aproximar de seu aniversário, mas triste porque vejo Fortaleza totalmente padecendo e sendo dominada por um mosquito”, comentou o vereador, que pediu providências para acabar com o mosquito.

Porto
Embora a segurança é algo que precisa ser revisto, o vereador Dr. Porto (PRTB) ressaltou que outros problemas como saneamento básico, saúde e educação estão sendo resolvidos. Por outro lado, o parlamentar ressaltou as belezas naturais existentes em Fortaleza e comentou também que a cidade se encontra em um local estratégico, pois está mais perto de certos países e continentes do que qualquer outra cidade do País.

Com informações do jornal O Estado


Curtir: