Nacional

Preço dos medicamentos irá aumentar em até 5,85%

O preço dos medicamentos irá aumentar em todo o Brasil a partir do dia 31 de março deste ano. O reajuste de 5,85% foi autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (19).

De acordo com o DOU, serão reajustados os preços dos medicamentos fabricados a partir do dia 31 deste mês, data em que marca o início do aumento.

O ajuste de preços de medicamentos é baseado em um modelo de teto de preços calculado com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado no período de março de 2011 até fevereiro de 2012.

Nível 1
O Diário Oficial indica que os medicamentos de nível 1, referentes às classes terapêuticas que representam a categoria de remédios com maior participação de genéricos ( 20% ou mais do faturamento) tem teto autorizado para até 5,85%.

Nível 2
Já os medicamentos de nível 2, referentes às classes terapêuticas com participação de genéricos em faturamento igual ou superior a 15% e abaixo de 20%, irão aumentar em 2,80%.

Nível 3
Por último, os medicamentos de nível 3, que representam a menor participação de remédios genéricos (abaixo de 15%),irão sofrer redução nos preços de 0,25%.

O estabelecimento que não atender às novas resoluções serão punidos, indica o Diário Oficial da União.