Ceará

Prefeito cearense reduz o próprio salário e do secretariado municipal

Prefeito cearense reduz o próprio salário e do secretariado municipal
Prefeito cearense reduz o próprio salário e do secretariado municipal

O prefeito de Guaiúba, município da região Metropolitana de Fortaleza, adotou uma medida no mínimo inusitada: Reduziu o próprio salário. A justificativa? A necessidade de economizar nas despesas diante o cenário de redução e economia nos cofres públicos, por medidas adotadas pelo Governo Federal, que acabaram resultando na queda do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Assim, o prefeito Kaio Holanda reduziu do próprio salário 5% no total de seus vencimentos, a fim de diminuir os gastos da folha. Além do prefeito, todo o primeiro escalão como vice-prefeita, secretários municipais, Controle Interno, Procuradoria e Chefe de Gabinete, também foram reduzidos.

Aperto
Além da redução nos salários, o prefeito tomou outras medidas administrativas imediatas, como a suspensão de vantagens, aumento, reajuste ou adequação ao plano de carreira que irá onerar o município, criação de cargo, emprego ou função pública, contratação de hora-extra, concessão de licença prêmio, dentre outras medidas.

“Dá impressão que a redução é porque os salários do prefeito, vice e secretários eram muito altos, mas já eram os mais baixos até então. É um problema financeiro devido a muitas inaugurações de obras com verbas do governo federal, e os municípios são afetados com a redução do repasse, por isso, para não haver exoneração tomei esta primeira medida com o objetivo de da redução”, argumenta o prefeito Kaio Holanda.

Economia
Os Secretários Municipais também deverão adotar as medidas de contenção de gastos em suas Secretarias, reduzindo em 10% o consumo de água e luz, e em 30% das autorizações de viagens municipais e intermunicipais. A medida retroage os efeitos financeiros a 1º de outubro deste ano.

Detalhe
A Prefeitura de Guaiuba só não informa quais os valores dos salários do prefeito e do secretariado.


Curtir:


2 thoughts on “Prefeito cearense reduz o próprio salário e do secretariado municipal

Comments are closed.