Corrupção, Denúncia
Atualizado em: 29/07/2011 - 6:34 pm

As irregularidades no caso dos kits sanitários construídos por uma empresa fantasma no município do Ipu, conforme denuncia feita pelo Ministério Público (MP) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e apresentado em primeira mão pelo Jornal Jangadeiro, foram contestadas pelos envolvidos. No entanto, os números apresentados pela prefeitura e a Secretaria das Cidades divergem em relação ao total de construções realizadas.

Pelo convênio celebrado em março de 2009 entre a Prefeitura do Ipu e o Governo do Estado, 2.108 banheiros deveriam ter sido construídos, que custariam pouco mais de 3 milhões de reais.

Em nota, o prefeito Sávio Pontes (PMDB) afirmou que 90% dos dos banheiros previstos no convênio celebrado com o Governo do Estado em 2009 já foram construídos, apesar das imagens que mostram construções inacabadas e material abandonado.

A Secretaria das Cidades afirma ter recebido relatório de construção e entrega, com fotos e declaração de recebimento dos moradores, de 1.098 banheiros no município de Ipu. A reportagem da TV Jangadeiro mostra vários moradores do município afirmando terem assinado papéis antes de receberem qualquer benefício.

Diferença
O problema é que a soma das partes não fecha. Pelos cálculos de Sávio Ponte, os 90% alegados correspondem a 1897 banheiros construídos.

Já nas contas da Secretarias das Cidades, os 1098 documentos que comprovariam a existência dos banheiros correspondem a 52% do total.

A diferença entre os dois é de 799 kits sanitários. Segundo auditoria feita pelo do TCM, em janeiro de 2010, a fiscalização feita por técnicos do órgão não encontrou a “documentação imprescindível” para localizar os kits sanitários, e que as vistorias feitas por indicação dos moradores, algumas obras tinham sido apenas iniciadas “sem nenhum controle de execução e plano de trabalho”.

Esclarecimento
Ainda de acordo com o relatório, as seguintes informações poderiam esclarecer quaisquer dúvidas sobre os banheiros de Ipu:

1 – Relação das pessoas beneficiadas;
2 – Relatório atualizado de execução das obras, com as respectivas medições;
3 – Croquis de localização, estabelecendo as localidades e as quantidades de kits já executados ou em execução.

Mais números
População de Ipu: 40.841 (dados de 2008 – IBGE);
Com a suposta construção de 2.108 kits, daria um banheiro para cada 20 pessoas;
Considerando uma média de 5 pessoas por família, seria um kit para cada quatro famílas da cidade.

Siga-nos e curta-nos:
RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me