Fortaleza

Prefeitura promove ações de conscientização contra as Hepatites virais

A programação, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acontece na Praça do Ferreira, a partir das 8h. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza promove, na próxima sexta-feira (26/07), atividades alusivas ao “Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais”, celebrado em 28 de julho.

A programação, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acontece na Praça do Ferreira, a partir das 8h, com a oferta do teste rápido para o diagnóstico do tipo B e C, além de abordagens educativas e distribuição de preservativos. Participam da ação a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), organizações da sociedade civil e universidades.

O evento encerra a programação do “Julho Amarelo” na capital que, no decorrer deste mês, intensificou a divulgação de informações e ações de combate a doença nos 113 postos de saúde. A campanha tem como público-alvo pessoas que tenham praticado sexo sem o uso do preservativo, compartilhado material perfurocortantes, usuários de álcool e outras drogas.

Virais
As Hepatites Virais são doenças provocadas por diferentes vírus e a transmissão pode ser por via fecal-oral, relacionadas ao vírus A e E, e pela via sanguínea e sexual, por meio do vírus B, C e D. As hepatites B e C, quando não tratadas, podem provocar complicações hepáticas graves como a cirrose, o câncer hepático e até mesmo levar o indivíduo ao óbito.

Vacina
A população pode encontrar nas unidades de saúde a vacina contra a Hepatite B, independente da idade, enquanto que para crianças menores de cinco anos de idade existe a vacina contra o tipo A e B, conforme calendário nacional de imunização. Não há vacina para os demais tipos da enfermidade e o tratamento deve ser indicado pelo médico.

Sintomas
Apesar de considerada uma doença silenciosa por não apresentar sintomas em sua fase inicial, a Hepatite pode proporcionar no individuo um quadro de cansaço, tontura, enjôo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Serviço: “Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais”
Data: 26/07 (sexta-feira)
Horário: 8h às 16h
Local: Praça do Ferreira (Rua Floriano Peixoto – Centro)


Curtir: