Primeiro Plano: Vice líder de Cid Gomes garante que mensagem sobre PMs segue para Assembleia na próxima semana
Durante entrevista concedida ao programa Primeiro Plano, o deputado estadual Sérgio Aguiar (PSB), vice-líder do governo Cid Gomes na Assembleia Legislativa, afirmou que a mensagem com os pontos negociados com os policiais e bombeiros militares para por fim a reve realizada pela categoria na virada do ano, será votada na AL ainda na segunda semana de fevereiro.
Salário e Anistia
Segundo o parlamentar, com o aumento nos vencimentos dos policiais militares, a partir do pagamento de 920 reais em gratificação, os servidores passarão a ter o terceiro melhor salário do Nordeste. Sérgio Aguiar disse ainda que o beneficio será retroativo a 1º de janeiro.
Além disso, “todos os processo de sindicâncias instaurados desde o 1º de novembro pra cá serão anistiado”.
Bahia e Ceará
Ao comentar a diferença na condução das negociações feitas com policiais em greve na Bahia, onde o governador Jaques Wagner tem dito, em diversas entrevistas, que não vai anistiar o comando do movimento, Sérgio Aguiar afirmou que Cid Gomes foi “flexível” na busca de uma solução.
Na época, as negociações foram feitas pelo Ministério Público e Cid não concedeu entrevistas ou fez pronunciamentos.
“Cobertor é pequeno”
Para Sérgio Aguiar, “segurança pública é dever do Estado, mas o combate à violência é obrigação de todos”, e o maior desafio da atualidade é enfrentar o tráfico de drogas.
O deputado citou os investimentos feitos na área, mas admitiu que o “cobertor é pequeno” e ponderou que os investimentos, por maiores que sejam, não acompanham o crescimento da demanda. O parlamentar ainda informou que o programa Ronda do Quarteirão vai aumentar e passar a atuar em mais cidades do interior.
PP
O Primeiro Plano foi exibido na tarde desta terça (7) no canal 28 da NET e no Portal Jangadeiro Online, e pode ser conferido ainda hoje na TV Jangadeiro, canal 12, após o jornal do SBT.
Próximos
A série especial continua nesta quarta e quinta-feira com o coordenador do Laboratório de Estudos da Violência, Leonardo Sá e com o advogado e ex-secretário de Segurança do Ceará, Renato Torrano.
Assista ao programa na íntegra: