Ceará

Projeto sugere selo para municípios que previnem acidentes de trânsito

Deputado Neném Coelho é o autor da proposta
Deputado Neném Coelho é o autor da proposta

Os acidentes de trânsito, principalmente de motos, têm crescido sensivelmente no Ceará. Neste ano, somente até o período de Carnaval, o Instituto José Frota, principal hospital de emergência do Estado, atendeu 1.259 vítimas de acidentes, um incremento de 5,9% em relação a igual período do ano passado. De 2008 a 2012, de acordo com o IJF, houve uma variação de 69,9%.

Amigo
Para conter a escalada do número de acidentes, e incentivar as prefeituras do Estado a promoverem iniciativas de educação de trânsito, o deputado Nenen Coelho (PSD) apresentou o projeto de indicação 90/20013 na Assembleia Legislativa, instituindo o “Selo Município Amigo de Trânsito”.

Epidemia
Ao justificar a sua iniciativa, o deputado explica que o aumento no número de mortes causadas no trânsito é considerado uma epidemia por parte das autoridades da área de Saúde Pública e Segurança Pública no Estado do Ceará. Segundo dados estatísticos da Perícia Forense do Estado do Ceará – PEFOCE, no ano de 2012 foram registrados 1.576 óbitos em decorrência de trânsito no Estado.

Moto
As maiores vítimas do trânsito são os motociclistas. Ainda segundo a Pefoce, no ano de 2012 foram registrados mais 964 óbitos.

Campanha
Nenen Coelho esclarece que o projeto tem o objetivo de promover uma campanha permanente de combate à violência no trânsito em todos os municípios. “Nesse sentido, a criação desse Selo visa identificar, reconhecer e incentivar os Municípios que desenvolvam ações para a concretização de um sistema de trânsito seguro”, acentua.

Com informações da ALEC


Curtir: