Ceará Vídeos

Policiais e bombeiros militares encontram Cid Gomes no centro e protesto termina em confusão

Manifestantes tentaram impedir a saída do governador Cid Gomes. Foto: Weberte Lemos

A manifestação de policiais e bombeiros militares do Ceará, na manhã deste sábado (17) terminou em confusão nas ruas do centro de Fortaleza. A caminhada saiu da Praça do Ferreira e seguiu para a obra da estação do Metrofor, na Avenida Tristão Gonçalves, onde o governador Cid Gomes estava fazendo uma visita oficial com um grupo de deputados estaduais. Houve um princípio de tumulto, o batalhão de choque da PM foi acionado para ajudar o governador a deixar o local.

A caminhada dos militares estava programada para terminar na praça do quinto Batalhão da polícia mas, com a informação de que Cid Gomes estava no centro da cidade, o percurso foi modificado. Os manifestantes seguiram em passeata até a estação São Benedito, na avenida Tristão Gonçalves, para encontrar o governador. Cid Gomes só conseguiu permanecer no local por 15 minutos e, diante do protesto, teve que interromper a visita.

Bloqueio
Os manifestantes sentaram na avenida em sinal de protesto para tentar impedir a saída do governador do canteiro de obras do Metrofor. Só depois de mais de meia hora, a comitiva oficial conseguiu deixar o local, escoltada por policiais do batalhão de choque e seguranças. Cid Gomes passou entre os manifestantes sob gritos de  “se não melhorar, a polícia vai parar” e “Cid é ditador”, seguindo em direção ao carro que já esperava por ele. 

Sem comentários
Ao ser questionado pelo repórter Weberte Lemos, da TV Jangadeiro, sobre as reivindicações dos militares o governador Cid Gomes foi econômico nas palavras. “Sem comentários”, disse ao entrar no carro para deixar o local. Cid Gomes dispensou motorista e saiu dirigindo o automóvel.

Acusação de Ameaça
O deputado estadual Capitão Wagner (PR), que acompanhava o protesto, disse que entrou no canteiro de obras para tentar negociar um encontro entre o governador Cid Gomes e os representantes da categoria. Ao se aproximar do gestor, o parlamentar afirma que sofreu uma ameaça. “Ele [o governador Cid Gomes] me acusou de preparar o protesto, disse que eu era responsável por aquela confusão. E ainda disse ‘tome cuidado que eu vou lhe pegar’“, afirmou o parlamentar.

Manifestantes impedem saída do governador Cid Gomes / Foto: Weberte Lemos

Por telefone, o parlamentar disse ao Jangadeiro Online que vai registrar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), no 34º Distrito Policial pela acusação de ameaça que afirma ter sofrido do governador Cid Gomes.  

Mobilização
A manifestação foi organizada pela Associação dos Policias e Bombeiros Militares do Ceará (Aspramece) Os PMs e Bombeiros reivindicam, entre outras coisas, reajuste salarial e um novo concurso público para a categoria. O governador Cid Gomes disse que não iria comentar as reivindicações dos manifestantes.

Greve
A associação ameaça entrar em greve, mesmo contrariando a Constituição Federal, que proíbe paralisação de militares. De acordo com o presidente da Aspramece, Pedro Queiroz , “a passeata não será apenas para sensibilizar o governo, mas para protestar pelo descaso com os militares do estado. Há cinco anos esperamos uma resposta do Governo e, diante do silêncio, resolvemos nos manifestar”.

Leia mais:
Policiais e bombeiros militares realizam manifestação no próximo sábado

Sindicato dos Policiais Civis realiza assembleia para debater rumos da greve

Policiais civis são impedidos de entrar no plenário da Assembleia Legislativa

Veja no vídeo o momento em que o governador Cid Gomes tenta deixar o local cercado por manifestantes:

Da Redação Jangadeiro Online, com informações do repórter Weberte Lemos e da Aspramece

24 thoughts on “Policiais e bombeiros militares encontram Cid Gomes no centro e protesto termina em confusão

  1. Policiais, civis e militares, juntamente com os bombeiros, são profissionais que trabalham unicamente para o bem da comunidade, a população precisa ter consciência que a missão destes CIDADÃOS é digna da maior consideração por parte de todos. Geralmente quem escolhe este encargo faz isso porque ama o que faz e acredita que pode ajudar a melhorar o quadro atual em que estamos inseridos, onde valores fundamentais como a vida estão sendo tratados com desprezo pela marginalidade. Ninguem vive sem segurança. Quem faz segurança precisa ser reconhecido com boas condições de trabalho e boa remuneração. O fator humano é bem mais importante que os equipamentos (Hilux, por exemplo). O policial (e o bombeiro) precisa trabalhar com a certeza que está recebendo o justo, pois suas abdicações extrapolam o máximo que um cidadão comum poderia suportar. EU APOIO O MOVIMENTO. Governador, atenção, esses homens não são moleques, os tempos mudaram, eles precisam ser tratados com respeito, afinal, ELES são dignos de todo respeito e consideração. Se está havendo manifestãção é por que há insatisfação. O governador já humilhou os professores, agora quer pisar nos policiais e nos bombeiros. quem perde com isso? TODOS OS CIDADÃOS!

  2. DEPUTADO WAGNER E O SENHOR SIM QUE, ESTA COMANDADANDO ESSE TIPO DE PROTESTO,A POLICIA MILITAR ESTA CAVANDO A SUA PROPRIA COVA,ESSE DEPUTADO SERA RESPONSAVEL SE POR ACASO UM DESSES POLICIAS SACAR A SUA ARMA E COMETER ALGUM CRIME,MANIFESTAÇÃO DE POLICIAS E SEMPRE UM PERIGO,POIS,QUEM E QUE ME GARANTE QUE OS POLICIAS ESTÃO DESARMADOS,GOVERNADOR REPRESENTE CRIMINALMENTE TAMBEM CONTRA ESSE DEPUTADO.

  3. Ví o momento que o governador conseguiu sair em disparada. Entendo os militares… mas daí “atocaiar” o cara é f%$## demais. Deveriam ter feito de outra forma. Parecia que eles queriam arrancar o cid de dentro do carro e surra-lo ali mesmo. Cap. Wagner… ta aparecer mesmo, não se enganem.

  4. Quanta petulância do nosso governador, um verdadeiro tirano para a classe de servidores públicos estaduais, que o diga nossos professores…
    Os militares do nosso Estado atualmente possuem o pior salário do Brasil, uma porta aberta para o corrompimento e desmotivação profissional. o CORPO DE BOMBEIROS NO NOSSO ESTADO ESTÁ A BEIRA DA EXTINÇÃO! Nos últimos 14 anos apénas 300 novos bombeiros foram efetivados (desses, cerca de 60 deram baixa partindo para outras profissões mais rentáveis), e a cada ano cerca de 130 bombeiros se aposentam por tempo de serviço. Òu seja, a quantidade de militares do corpo de bombeiros que saem é absurdamente superior a que entra, significa que essa nobre profissão logo deixará de existir em nosso Estado. E o governo do Estado não está nem aí….
    E lamentável uma greve desses profissionais, mais creio que assim conseguirão mostrar aos nossos governantes o quão importantes eles são para o sociedade alencarina, que merecem respeito e salários dignos para o risco que se expóem a pela tranquilidade que a nós proporcionam quando estão em seus postos de trabalho.
    Desejo a toda categoria muita sorte e vitória no que reivindicam.

  5. Mais uma categoria contra a política desumana desse governador contra o servidor público, todo apoio aos policiais militares, civis e bombeiros. Cid Ditador respeite o servidor!
    A proposta de Cid Gomes “DITADOR” só beneficiou os professores de nível médio com a lei do piso nacional, o restante da categoria não foi contemplada, a divisão do Plano de Cargos e Carreiras deixou de fora a grande maioria que recebeu um tapa na cara de 7,5%. Hoje tem professor de nível médio ganhando mais que um especialista.

  6. Absurdo em um estado democrático de direito um governador fazer ameaças aos profissionais que só estão lutando pela suas melhorias salariais, esse governador está pensando que o estado do Ceará é Sobral, onde ele casava e batizava como bem entedia.

  7. É lamentável a postura do governador Cid quando se trata dos direitos do servidor público. Não é surpresa este comportamento,pois foi assim com os professores e não seria diferente com os polícias. E agora ele já anuncia o seu candidato a prefeitura de Fortaleza, será que ele acha que o Fortalezense é cego. Devemos responder nas urnas.

  8. Eu quero ver como vai ficar se esse povo(PM,BM,PC E AGANTES PENITENCIARIOS) resolver paralizar, eu acho que é isso que o GOVERNADOR quer, ver desgraça pra depois dar melhorias.

  9. O Estado do Ceará está a beira do caos, Se o governador não se sensibilizar com essa categoria de PMs e Bms, teremos um aquartelamento destes profissionais e o caos tomará conta do Estado. Governador, não manche seu governo, por meros caprichos!!!!

  10. Uma Manifestaçao totalmente pacifica, os policiais desarmados e organizado… nem de longe iria acontecer o que aconteceu em 1997… e o unico policial que tentou sacar uma arma foi o segurança do CID.

  11. Rpaah pra que isso ? Tô vendo que o Governador é muito corajoso viu… eu já tava vendo ele sendo morto ali mesmo! Sorte nossa que aqui não é a Líbia, mas está perto. PRA QUE ISSO AÍ, PRA QUE ESSA BARDERNAGEM GENTE ?! O cara dizia: ” – Batendo em mulher esse bait…covarde… – aqui num é professor não, num é pra bater não … ” ora, se a mulher se joga na frente do carro, o rapaz lá na maior calma e educadamente tirar a mulher pelos braços, peraí vocês tam merecendo com esse tipo de atitude viu. Que vergonha de ser cearense num momento desses!!! QUE VERGONHA !!!!

  12. Azevedo eu acho que o senhor ouviu o galo cantar, mas, não sabe onde foi ,não venha querer responsabilizar o Deputado Capitão Wagner, pois o mesmo foi ameaçado pelo Governador Cid Gomes e que as associações dos PMs e BMs vem pelejando desde de 2007, tentando mostrar o grave problema da segurança pública do nosso Estado, mas o Governador se mostra irredutível e não querer abrir um diálogo de negociação e que com isso a nossa Sociedade é quem sofre, ou o Senhor é de outro País ou está defendendo o Governo que vive de aparências

  13. Com uma ditadura plena como está acontecendo neste estado, onde só as matérias do governo são aprovadas por mais de quarenta deputados, dá mesmo um grande temor, e vingativo como esse indivídio é (CID), é capaz de prejudicar a classe de policiais quando do dissídio dos servidores. A nossa esperança vai ser nosso Capitão Wagner que com sua capacidade de liderança, mesmo sem conseguir que suas materias sejam aprovadas, irá conseguir reunir a força policial para mostrar a esse tirano, nossa insatisfação.

  14. O governante não pode ficar alheio a este problema sério de nossa Segurança Pública. A estratégia está errada a começar pelos salários aviltantes que paga aos policiais civis, militares e bombeiros. Servidores que arriscam a própria vida em prol da sociedade merecem um tratamento diferenciado do Estado. Não precisa transformar estes servidores em marajares mas pelo menos que o governo não permita que seus salários sejam os piores do Brasil. O topo das carreiras da segurança pública em nosso Estado, no caso os coronéis e delegados, ganham o equivalente ao que recebe um soldado no Estado de Sergipe. Os integrantes da Segurança Pública do Estado do Ceará ganham o pior salário do Brasil. Este tratamento não coaduna com os exuberantes aumentos de receitas que vem tendo nosso Estado ao longo dos anos. Sugiro ao governante que dê a estes nobres o mesmo tratamento salarial que concedeu a Defensoria Pública. Todos falam até que o motivo deste upgrade da Defensoria Pública foi “familiar”, pois a Sra. genitora do Sr. Cid Gomes é pensionista de Defensor Público.

  15. Esta mais do que certo os policiais,se o governador não quiser passar pro isso
    e só da um aumento digno ,mais pelo visto esse governador esta nem aí para os policiais
    professores e todo funcionario publico,vergonha cid ,me arrependo amargamente do meu voto.e outra coisa AZEVEDO seu comentario foi triste e sem falta de conhecimento….Os polciais não ia peder tempo e tão pouco sujar as mãos com cid,ele não e merecedor de tal atitude e nem que merecesse a policia militar não faria pois tem conhecimento do que pode e não pode fazer…..FORÇA POLICIAIS SOU A FAVOR DA GREVE
    SEM LUTA NÃO A VITORIA…..EU MINHA FAMILIA SIMPATIZA COM SUAS REVINDICAÇÕES….
    POLICIA NOTA 10
    CID GOMES NOTA 0

  16. realmente um fato inusjitado, contudo essa situação podria ter sido evitada se o governador, pelo menos recebe a categoria dos profissionais, o que ocorre é que ele vira as costas e ignora que os profissionais de segurança publica tem reivindicações e não é assim que se administra uma instituição estamos numa democracia e não numa tirania, deu pra perceber porque os pms e bombeiros chaman o governador de ditador , estamos no sec 21.

  17. os policias tem o direito de lutas por melhores condições, não da mais pra fingir que está tudo bem, a categoria, está defasada e sem condições de trabalho

  18. Os policiais civis, militares e bombeiros chegaram ao seu limite, dai pra frente poderemos assitir cenas bem piores que essa, e o Governador irresponsavelmente não toma nenhuma atitude, pleo contrário, para piorar e enfurecer mais ainda os policiais, a única coisa que ele faz é reprimir dispondo da máquina pública para promover verdadeiros massacres aos servidores desse estado. A situação está ficando insuportável, mas parece que o governador acha que conseguir sufocar a tudo e a todas com mãe de ferro, a bom estilo coronelista, os tempos são outros sr. cid ferreira gomes, vc arruinou seu futuro político com tossa essa tirania e arrogancia, político truculento e extremamente ditatorial.

  19. Azevedo a policia militar já esta morta faz e tempo ,o que o deputado capitão wagner esta tentando fazer e devolver a dignidade e valorizaçãotão merecida e esquecida pelo governo ,pois o que hoje em dia vemos e coronel se vendendo por uma gratificação enquanto a tropa pede esmola,honre suas estrelas oficiais pois a policia e secular feita por homens na historia façam valer assim com os os nobres e valetes praças que deram a tapa a bater ,somos policiais em qualquer lugar do estado e pra onde for vamos multiplicar pensamentos e se fortalecer a luta apenas começou e vamos vencer pois até o giovernador precisa da policia pra fazer sua segurança…..a resposta esta chegando governador vossa excelência esta se queimando total com o estado……justiça de deus tarda mais nunca falha….a voz do povo e a voz de deus…..

  20. O que podemos esperar de um governador que é contra a PEC 300 que cria um piso salarial nacional para a categoria policial, é contra o piso dos professores, é contra dar aumento aos servidores publicos, mas na hora de pedir votos é bonzinho com o povo, depois é ferro, más ele não fica atrás de outros governadores, tem varios do mesmo naipe, São Paulo, Rio, Tocantins, Goias. Eles só fazem isso porque suas despesas são pagas pelo estado, eles não precisam do salario de governador, já o restante dos servidores publicos sim, é uma questão simples de matematica, sobe as despesas devido a inflação e o salario não acompanha esse crescimento, más a maioria dos governadores faltaram essa aula e não tem noção da subida dos preços porque não são eles que pagam suas contas com alimentação, educação, saude, agua, energia e telefone.

  21. AZEVEDO você está se fazendo de cego ou de louco? Os policiais e bombeiros estavam desarmados, esta era uma das condições para que o Dep. Cap. Wagner e o Dep. Heitor Férrer participassem dessa caminhada. Quem bateu e empurrou a esposa de um dos policiais e tentou sacar de sua arma no meio da multidão foi um dos seguranças do governador. Olhe no tempo em que o vídeo marca 3:40 seg. Você acha que se os professores, se policiais civís, se policiais militares e bombeiros estivesses vivendo dignamente com seus salários o Ceará estaria vivendo este caos?

  22. A PM e os bombeiros recebem o pior salário do nordeste. E o governador ignora essa categoria. Pois ele verá a GREVE BRANCA já instalada há muito tempo nessas instituições se tornar em uma GREVE VISIVEL, quero ver se o Estado do Ceará suportará passar UM DIA sem policiamento nas ruas.

  23. O Sr. Azevedo, é mais um dos puxa sacos do CID, não bastasse a maioria dos Deputados, que possívelmente ganharam uma boa cesta de natal do CID, os Policiais, Civis, Militares e Bombeiros, não aguentam mais ochá de cadeira de CID sobre as categorias, a Manifestação só possível acontecer, quando o administrador não que conversa, essa é a maneira que todo trabalhador encontra para chamar a atenção. ESTOU DE ACORDO COM A CLASSE DOS POLICIAIS EM GERAL, pois quem nos socorre quando precisamossão eles, não é deputados puxa sacos, nem governo. VAMOS A LUTA CATEGORIA.

Comments are closed.