Partidos

Psol promove debate “Fé e Política: Desconstruindo o fundamentalismo”

Psol promove debate "Fé e Política: Desconstruindo o fundamentalismo". Foto: Kézya Diniz/arquivo do blog
Psol promove debate “Fé e Política: Desconstruindo o fundamentalismo”. Foto: Kézya Diniz/arquivo do blog

O PSOL realiza, nesta sexta-feira (1 de agosto), o debate “Fé e política: desconstruindo o fundamentalismo”, com a presença do vereador pelo partido em Niterói e pastor da Igreja Batista do Caminho, Henrique Vieira, da professora titular da Universidade Federal do Ceará e pesquisadora na área de Política e Religião, Júlia Miranda, e também do professor e teólogo católico Carlo Tursi. O debate acontece na sede do PSOL (Av. Imperador, 1397), às 19 horas.

“A boa política se faz com lágrima nos olhos, com o singelo espanto diante da maldade e a profunda esperança diante da bondade. A militância revolucionária deve saber chorar a dor do mundo por ver nela seu próprio mundo de dor.” [Henrique Vieira, pastor da Igreja Batista do Caminho e vereador pelo PSOL – Niterói (RJ)]

Justificativa
A legenda avalia que é tempo de fundamentalismo religioso e, portanto, de enfrentar o debate sobre fé e política. “O fundamentalismo religioso não consegue conceber a diversidade como riqueza, apresentando-se como projeto totalizante, profundamente vinculado ao ódio e à intolerância. Está calcado na impossibilidade da escuta e do diálogo. No Brasil, a fé cristã tem sido associada ao fundamentalismo, a um fanatismo intolerante, que tem ameaçado direitos e conquistas sociais, numa clara afronta ao Estado Laico, garantido pela Constituição Federal”.

Estado laico
O PSOL defende o Estado laico, isto é, aquele que não reivindica para si uma determinada confissão religiosa, mas resguarda a liberdade de crenças e da não crença. “É justamente o Estado Laico que garante a possibilidade da expressão religiosa, um requisito indispensável à democracia. Estamos com muitos militantes que professam sua fé e dedicam sua vida à luta pela transformação da sociedade, na busca da justiça e da igualdade social. Assim, são os que militam na Teologia da Libertação Católica, no Movimento Evangélico Progressista, em setores espíritas, em religiões de matriz africana, nos movimentos indígenas etc.”

Serviço: Debate Fé e Política: desconstruindo o fundamentalismo
Data: Sexta-feira, 1 de agosto
Hora: 19h
Local: Sede do PSOL Ceará (Av. Imperador, 1397 – Centro)


Curtir: