Partidos

PSTU promove protesto contra leilões do petróleo brasileiro

PSTU promove protesto contra leilões do petróleo brasileiro. Francisco Gonzaga é
PSTU promove protesto contra leilões do petróleo brasileiro. Francisco Gonzaga é membro da direção municipal da legenda em Fortaleza. Foto: Kézya Diniz

A assessoria do PSTU do Ceará enviou nota à imprensa em que convoca os trabalhadores para uma série de protestos que serão realizados nesta terça (14) e quarta (15) contra a 11ª rodada de leilões do petróleo brasileiro. A mobilização começa às 8 horas desta terça-feira, em frente a sede da Petrobras, no Mucuripe.

Acompanhe a nota na íntegra:

“Está em curso a maior privatização da história – Este leilão, que é o sexto durante os governos do PT, deverá entregar cerca de 30 bilhões de barris de petróleo ao capital privado, principalmente às grandes multinacionais do setor. Está em curso a maior privatização da história do nosso país”, denuncia Gonzaga, da direção municipal do PSTU.

A nova rodada de leilão deve contar com a participação de 64 empresas e envolve cerca de 170 blocos de bacias sedimentares que ainda não passaram por avaliação sobre o impacto ambiental na exploração do petróleo.

Segundo Gonzaga, a privatização do petróleo brasileiro não tem sido feita apenas através dos leilões. “A própria Petrobrás já não é exclusivamente estatal e a política de desmonte desta que é uma das maiores empresas do país segue sendo aplicada pelo governo do PT. O objetivo é criar as condições para privatizá-la de vez, como foi feito com a Vale do Rio Doce no governo do PSDB”, afirma o operário.

“É lamentável que os governos de Lula e Dilma tenham seguido a mesma política de privatização do governo de FHC. Tem sido assim com o petróleo, os aeroportos, serviços de Correio, rodovias, hidrelétricas e até mesmo hospitais universitários”, complementa.

Em todo país, mobilizações serão organizadas pelos movimentos sociais contra os leilões de petróleo e em defesa de uma Petrobrás 100% estatal. A Frente Nacional dos Petroleiros (FNP) e a CSP Conlutas (Central Sindical e Popular) estão à frente destas manifestações. Em Fortaleza, trabalhadoras e trabalhadores de diversas categorias filiadas à central organizam manifestação terça-feira, 14, às 8 horas, em frente à Petrobras, no Mucuripe.

PSTU do Ceará.”


Curtir: