Articulação Câmara Municipal

PT decide por candidatura de Acrísio Sena e vai disputar presidência da Câmara contra Walter Cavalcante

PT decide por candidatura de Acrísio Sena e vai disputar presidência da Câmara contra Walter Cavalcante. Foto: Omar Jacob

O Diretório Municipal do PT decidiu, em reunião na noite de quinta-feira (13), que a bancada da sigla na Câmara dos vereadores de Fortaleza vai lançar a candidatura de Acrísio Sena (PT) para a reeleição à presidência do Legislativo da capital.

Com a decisão, o PT fica fora da composição “eclética” e “consensual” proposta por aliados do vereador Walter Cavalcante (PMDB) que, pelo menos por enquanto, aparece com o apoio do maior número de vereadores.

Veja aqui:  Walter Cavalcante anuncia candidatura oficial à presidência da Câmara e já conta com apoio de 33 vereadores

Cadê a proporção?
Segundo os petistas, a manutenção da candidatura não tem relação com o fato de Walter Cavalcante ter o apoio do prefeito eleito Roberto Cláudio (PSB). O PT justificou a decisão questionando a proporcionalidade da representação dos partidos na chapa desenhada por Walter Cavalcante. A reclamação é a mesma entre alguns aliados do peemedebista que, inclusive, manifestaram insatisfação na sessão de quinta-feira (13).

Leia aqui: “Eu não sou boneco não!” – Vereador se rebela e questiona articulação para presidência da Câmara 

Psol
O vereador do Psol, João Alfredo, também será candidato. Ele sabe que tem poucas chances e quase nenhum apoio, mas quer marcar presença como forma de criticar a interferência do Executivo na escolha do próximo presidente. O vereador disse que entra na disputa “por não aceitar que o nome do presidente seja indicado pelo prefeito”.

Mesquita?
No dia da eleição, o atual presidente, Acrísio Sena, deve concorrer à reeleição contra Walter Cavalcante, João Alfredo (PSOL) e, possivelmente, contra o vereador Carlos Mesquita (PMDB). A candidatura de Mesquita não é oficial, mas nos bastidores aumentam os burburinhos de que o peemedebista possa lançar seu nome para a disputa.

Mesa
A Mesa diretora da Câmara Municipal de Fortaleza será composta por oito integrantes. Além do presidente, também existem as figuras do primeiro e do segundo vice-presidentes, além de três secretários e, a partir de janeiro de 2013, também serão incluídos dois vogais, que são os suplentes da Mesa Diretora.

Coletiva
A intenção de Walter Cavalcante era de que a composição desses nomes também fosse consensual através de acordos com líderes partidários. Os nomes devem ser anunciados nesta sexta-feira (14), em entrevista coletiva à imprensa, segundo informou Water Cavalcante. O vereador também prometeu anunciar nomes para a presidência das principais comissões técnicas “uma vez que é importante começar o trabalho na no dia 1° de janeiro”, concluiu.

Tá chegando
A eleição da Câmara está marcada para o dia 1° de janeiro de 2013, às 17h, logo após a posse dos 43 vereadores eleitos para a composição do legislativo de Fortaleza pelos próximos quatro anos.

Acompanhe na reportagem do Jornal Jangadeiro:

[youtube]http://youtu.be/J3krQ54vyBI[/youtube]


Curtir: