Eleições 2012

PT decide que não fará prévias para escolha de candidato à sucessão de Luizianne

Luizianne e os pré-candidatos do PT para a disputa em Fortaleza. Foto: Moisés Costa

A prefeita Luizianne Lins, que também é presidente do PT no Ceará reuniu os cinco pré-candidatos do PT para um almoço nesta sexta-feira (23). Após o encontro ficou definido que o Partido dos Trabalhadores não fará prévias para a escolha do candidato à sucessão municipal em Fortaleza. O nome será definido em consenso e, segundo acordo firmado hoje, o candidato escolhido receberá apoio dos que ficarem de fora.

O primeiro a deixar a sala onde aconteceu o almoço foi o secretário de Educação, Elmano Freitas. Foi ele quem primeiro anunciou a decisão para os jornalistas. Na sequencia, os outros pré-candidatos apresentaram discurso afinado ressaltando que a forma de escolha por consenso vai evitar rachas dentro da sigla.

“Na conversa hoje podemos destacar que a disposição dos cinco [pré-candidatos] de construir a unidade do partido. E decidimos que nenhum dos cinco pré-candidatos fará pré-inscrição para prévia. Faremos, sim, com a construção da nosso nome, liderado pela prefeita Luizianne, em consenso e unidade dentro do partido. Dia 30 de março teremos uma reunião para tirar o procedimento. Não teremos prévias. Teremos um encontro de unidade. Será um nome para fortificar a nossa unidade do PT”, disse Elmano.

Planejamento
Dia 29 de março, a prefeita apresentará de maneira detalhada aos cinco pré-candidatos o programa de projetos em curso, inclusive os projetos que já possuem recursos em caixa, caso da Beira Mar. “Teremos a apresentação e prepararemos o encontra da executiva, onde iremos debater o processo que faremos para definir o nome do PT. Evidentemente, até lá, acreditamos que teremos reunião com os demais partidos da aliança”, acrescentou o secretário pré-candidato.

Debate
Segundo Luizianne, o encontro desta sexta-feira foi mais um evento dentro da agenda do processo de escolha do candidato para a sucessão municipal em Fortaleza. De acordo com a petista, Acrísio Sena, Artur Bruno, Camilo Santana, Elmano de Freitas e Guilherme Sampaio terão o mesmo espaço para expor suas ideias em debates e encontros com lideranças da sigla.  

Aliança
Na conversa com os jornalistas, a prefeita falou sobre a aliança do PT com partidos como o PSB e o PMDB e disse que hoje a principal divergência entre as legendas é a divisão de espaços na possível futura composição. “O que tá faltando é sentar e discutir quais seriam os espaços dentro dessa composição”, disse a petista.

Leia ainda:
Lúcio diz que existe “tendência” de aliança com PT. Capitão Wagner é pré-candidato do PR em Fortaleza 
 
“Quanto mais cabra, mais cabrito”, diz tucano sobre candidatura para eleições 2012 em Fortaleza  
PT reduz lista de prefeituráveis: Decisão final pode ficar para 2 de junho após debate e prévias    

“Chantagem”
Sobre a declaração do governador Cid Gomes (PSB), ao jornal O Povo, de que a exposição de um “plano B” para a disputa em Fortaleza “cheira a chantagem”, a prefeita Luizianne Lins se recusou a vestir a carapuça e disse avaliar que o recado de Cid Gomes foi para o próprio partido.

Acompanhe a reportagem do Jornal Jangadeiro: