Eleições 2012

PT reduz lista de prefeituráveis: Decisão final pode ficar para 2 de junho após debate e prévias

Executivas do PT reunidas. Foto: Cristiano

Longe dos olhos da imprensa, com a imagem protegida pelas cortinas que acompanhavam toda a parede de vidro do auditório em um hotel de Fortaleza, os membros das Executivas Estadual e Municipal de Fortaleza do Partido dos Trabalhadores decidiram reduzir a lista de pré-candidatos à sucessão de Luizianne Lins na gestão da capital. Dos 13 nomes apresentados no ano passado, apenas cinco permanecem na disputa. “Tudo vai ser feito com muito debate. O importante agora é que o PT já decidiu que vai ter candidatura própria. Isso já está definido”, disse Luizianne que além de prefeita é presidente do PT no Ceará.

Prefeituráveis
Permanecem na lista de possíveis candidatos do PT à prefeitura de Fortaleza os seguintes nomes: Acrísio Sena, Artur Bruno, Camilo Santana, Elmano de Freitas e Guilherme Sampaio. O senador José Pimentel, que também fazia parte da lista dos 13 pré-candidatos ainda será consultado pela presidente do PT Estadual e prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, já que ele não participou da reunião.

Outros prefeituráveis que não participaram da reunião mandaram confirmar a permanência na disputa através de representantes. Foi o caso do secretário das Cidades (no governo do Estado), Camilo Santana.

Tô Fora!
Espontaneamente, os petistas que, ainda em 2011, se colocaram a disposição do partido e passaram a compor a lista de 13 prefeituráveis, divulgada no ano passado, foram retirando o nome da disputa. O primeiro a deixar a sala e desistir da candidatura foi o secretário do Meio Ambiente, Deodato Ramalho. Depois, foi a vez do deputado Antonio Carlos. Na sequência, Roberto Gomes, Íris Tavares (através de representante) e outros três petistas retiraram os nomes da lista. O encontro realizado no hotel Amuarama, no Bairro de Fátima, durou cerca de duas horas.

Unidade
A maior preocupação dos dirigentes no momento é manter a unidade do partido, sem rachas pela disputa eleitoral. O discurso de manutenção da “unidade partidária” foi enfatizada por praticamente todos os petistas, pelo menos diante da imprensa. O presidente do PT Fortaleza, Raimundo Angelo, disse que “o desafio é achar um nome que unifique o partido e que dialógue com os aliados”.

Prefeita Luizianne Lins, presidente do PT Ceará, comanda discussão sobre sucessão em Fortaleza. Foto: Kézya Diniz

Debate
A partir de agora, os cinco prefeituráveis vão participar de uma agenda de atividades que será promovida pelo partido. Seminários, encontros temáticos e até um debate entre eles estão na pauta de planejamento para os próximos meses.

Só em junho
A definição do nome do candidato, no entanto, ainda pode se arrastasr por até cinco meses. A escolha pode ficar para o dia 2 de junho após a realização de prévias dentro de um cronograma estabelecido pela Executiva Nacional do PT.

Cronograma
Segundo a presidente do PT no Ceará, o partido tem até o dia 30 de março para decidir se fará, ou não, prévias para a escolha do candidato. Se a disputa for para o voto, o PT Fortaleza deverá promover prévias até o dia 20 de maio. Se nenhum dos candidatos reunir mais de 50% da preferência, será realizado um segundo turno das prévias. A data limite para esta segunda votação é o dia 2 de junho.

Candidatura de Elmano ganha força
Em muitos casos, os que desistiram acabaram revelando para a imprensa a preferência pela candidatura do secretário de Educação de Fortaleza, Elmano Freitas. Durante entrevista, a prefeita evitou manifestar sua preferência alegando que “como presidente do PT no Ceará” deveria guardar reserva para não favorecer a nenhum dos candidatos.

Nos bastidores, no entanto, a informação é de que com a saída de Waldemar Catanho, Elmano passou a ser o preferido de Luizianne para a sucessão no Palácio do Bispo.

Mas Luizianne Lins adiantou apenas que o candidato escolhido para a disputa nas urnas deve ter, sobretudo, sintonia com a atual gestão. “O mais importante é que esse candidato tenha a capacidade de encarar o processo político que está em curso”, disse a prefeita.

Petistas Cidistas querem pesquisa
Enquanto isso, os petistas mais ligados ao governador Cid Gomes apregoam a proposta de realização de pesquisa para a definição do nome. A tese, citada nas rodas de conversa, poderia enfraquecer a candidatura de Elmano e abrir caminho para nomes com maior apelo entre os leitores como é o caso do deputado Federal Artur Bruno e do secretário das Cidades Camilo Santana.

Sobre o assunto, Luizianne Lins disse que “pode até haver a pesquisa mas ela não pode ser o elemento definidor”. A prefeita ainda lembrou que em 2004, ano em que venceu a disputa para a primeira gestão na prefeitura de Fortaleza, ela estava mal nas pesquisas. “Se fosse por pesquisa eu não teria sido candidata”, enfatizou.

Para ler análises e outras notícias de política, clique aqui.

Assista à reportagem exibida no Jornal Jangadeiro:

Leia mais:
Eleições 2012: PT Fortaleza discute conjuntura eleitoral e calendário político  
Catanho já aparece como favorito do PT para Eleições de 2012

Catanho não aceita disputar sucessão em Fortaleza e Luizianne continua à procura de um candidato

One thought on “PT reduz lista de prefeituráveis: Decisão final pode ficar para 2 de junho após debate e prévias

  1. EU PENSAVA QUE,QUEM ESCOLHIA O POLITICO A SER VOTADO ERA O POVO,A PREFEITA DIZ QUE TINHA TREZE NOMES E AGORA REDUZIU A RELAÇAO DOS CANDIDATOS,EU ACHO QUE A PREFEITA NAO TEM MORAL PARA DECIDIR NADA,FICAMOS PARADOS POR OITO ANOS ENQUANTO NATAL E RECIFE DISPARARAM NA NOSSA FRENTE,ME DIGA UMA OBRA QUE MARCOU A GESTAO DA SENHORA PREFEITA,NAO ME DIGA JARDIM JAPONES POR FAVOR,ENQUANTO O GOVERNO PENSA EM CONSTRUIR UM NOVO CEARA A PREFEITA PENSA QUAL SERA A BANDA QUE IRA ANIMAR A PASSAGEM DE ANO,ESSA E A VISAO DA NOSSA PREFEITA,NA MINHA OPINIAO QUAL QUER CANDIDATO DE OPOSIÇAO SAIRA NA FRENTE DOS CANDIDATOS QUE A PREFEITA COLOCAR NO PAREO.

Comments are closed.