Articulação Eleições 2012

“Quanto mais cabra, mais cabrito”, diz tucano sobre candidatura para eleições 2012 em Fortaleza

Tucano defende que oposição lance o maior número de candidaturas. Foto: reprodução TV Jangadeiro

Representantes de sete partidos de oposição participaram de encontro na quarta-feira (25), para discutir as eleições municipais de Fortaleza. O deputado estadual Fernando Hugo (PSDB), um dos articuladores do encontro, disse que a ideia é lançar o maior número de candidatos de oposição a administração de Luizianne Lins (PT) para “pulverizar” a votação.

“Quanto mais cabra, mas cabrito”, disparou o parlamentar ao explicar que, com um número maior de candidaturas, os votos ficariam espalhados, o que seria uma estratégia para levar a disputa para o segundo turno.

O bloco de oposição pode fechar com os seguintes partidos: PSDB, PR, PP, PPS, PTC, PDT, PRTB e DEM.

Sem esperar
O presidente do PSDB no Ceará, Marcos Cals, deixou claro durante entrevista que boa parte dos partidos de oposição já concordam em pelo menos dois pontos: Não pretendem pautar suas ações a partir da movimentação das legendas ligadas ao executivo municipal; e não contam com o rompimento entre o governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins.  

Grupo pretende fazer reuniões sistemáticas. Foto: reprodução TV Jangadeiro

Câmara
Os vereadores que participaram do encontro defendem que este ano, a oposição deve se manter unida e mostrar a sua força em discussões, inclusive, na hora de votar matérias na Câmara Municipal de Fortaleza. “Quem ocupar a cadeira do PP na Câmara já sabe que a orientação do partido é de oposição a administração de Luizianne Lins”, ressaltou o presidente do PP, Jaime Cavalcante.  

Mostrar a cara
O grupo ainda defende que os oposicionistas devem, “mostrar a cara” e o compromisso de cada partido. “No PSDB, você tem o Fernando Hugo e o Marcos Cals. No PTC, você tem o Marcelo Mendes que será candidato do nosso partido. Mas e o PDT? O deputado Heitor Férrer quer ser o candidato, mas será que o partido dele vai permitir?”, Questionou o vereador Ciro Albuquerque do PTC.

Dúvida
Por falar em Heitor Férrer, fica a dúvida: Por onde anda o parlamentar? O pedetista tem o nome citado como potencial prefeiturável em 2012, não esconde o desejo de disputar a eleição e articula a própria candidatura. Com um perfil oposicionista, Férrer até confirmou presença na reunião do bloco mas não compareceu ao encontro.

O PDT foi representado pelo vereador Iraguassu Teixeira.  

Nos bastidores, a informação é de que teria recebido “orientações superiores” para não manifestar oposição a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins. Não seria de todo estranho uma vez que Férrer dificilmente faz críticas a petista.

Próxima Reunião
O grupo definiu que vai realizar reuniões sistemáticas para discutir os problemas e propor soluções para a cidade de Fortaleza. O próximo encontro ficou marcado para o dia 15 de fevereiro.

Acompanhe a reportagem do Jornal Jangadeiro: