Eleições 2012 Ficha Limpa

Quarta fase da campanha do TSE ressalta importância da Lei da Ficha Limpa

Quarta fase da campanha do TSE ressalta importância da Lei da Ficha Limpa

Começa neste sábado (22) a quarta fase da campanha de esclarecimento sobre as Eleições 2012. Mais uma vez, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) levará à população vídeos e spots de rádio que ressaltam a importância da Lei da Ficha Limpa para o Brasil.

Documentos e Tecnologia
As mensagens dessa fase da campanha também explicam os documentos que devem ser apresentados no momento da votação e falam sobre a biometria, tecnologia que identifica o eleitor pelas impressões digitais na hora do voto.

Popular
O filmete e spot sobre a Lei da Ficha Limpa lembram que a norma nasceu da iniciativa popular, após uma abaixo-assinado reunir mais de um milhão de nomes pela apresentação do projeto de lei ao Congresso.

“Ficha limpa, o Brasil precisava de uma lei assim”, afirma o locutor, após explicar que a norma busca impedir a eleição de políticos cassados, de candidatos com passados sujo e daqueles que pratiquem o crime da compra de voto.

Biometria
Na mensagem sobre biometria, o cidadão é informado que a técnica, além de moderna e segura, será utilizada em várias cidades nas eleições deste ano e que a Justiça Eleitoral já cadastrou as digitais de mais de 7 milhões eleitores. “Biometria é o futuro chegando”, afirma o locutor no spot para rádio,que no filmete de TV é um servente.

No ar!
A campanha vai ao ar até o dia 4 de outubro e, nas localidades onde haverá segundo turno, será retomada logo após o anúncio do resultado do primeiro turno, devendo ser encerrada no dia 26.

Outras fases
A campanha do TSE começou no dia 21 de agosto com o tema “Valorize seu voto, vote pela sua cidade, vote limpo”. O objetivo é estimular a participação dos eleitores no pleito de outubro e ressaltar a importância de se votar em candidatos ficha limpa. Na primeira fase, os filmetes e spots alertaram os eleitores para a importância de se pesquisar o passado dos políticos e conhecer as propostas de cada um deles, reforçando os objetivos da Lei da Ficha Limpa. As mensagens da campanha também incentivaram a participação dos eleitores de todas as idades, inclusive aqueles entre 16 e 17 anos e os com mais de 70 anos, para os quais o voto é facultativo.

E ainda
A segunda fase da campanha começou no dia 5 de setembro e alertou os eleitores sobre a troca de votos por vantagens. Nos spots e vídeos, a Justiça Eleitoral alertou que quem vende seu voto ganha um dinheiro sujo e perde a chance de votar por um futuro melhor. A campanha também mostrou que os eleitores com deficiência poderão votar com tranquilidade no pleito deste ano. A terceira fase da campanha começou no dia 11 e setembro. Ela abordou o tema da segurança da urna e o horário de votação.

Com informações do TSE


Curtir: