Fortaleza

RC entrega 25º posto de saúde construído durante a gestão

RC entrega 25º posto de saúde construído durante a gestão. Nova unidade fica na Parangaba e vai atender mais de 27 mil pessoas

A Prefeitura de Fortaleza entrega, nesta quinta-feira (31/10), às 18 horas, o 25º posto de saúde construído na gestão do prefeito Roberto Cláudio.

A nova Unidade de Atenção Primária à Saúde vai se chamar Dr. Antônio Ciríaco de Holanda e está localizada ao lado do Terminal da Parangaba, na Regional IV, atendendo os mais de 27 mil habitantes do bairro.

Participam da solenidade de entrega o prefeito Roberto Cláudio, a secretária da Saúde, Joana Maciel, e o secretário da Regional IV, Francisco Sales.

Investimento
O novo equipamento recebeu investimento de R$ 1,3 milhão e integra a rede de 113 postos de saúde de Fortaleza. Localizado em uma área de 883,26 m², o posto possui dois pavimentos, onde estão distribuídos ambientes para o acolhimento, o atendimento ao cliente, farmácia, sete consultórios médicos, sala de odontologia com raio-X e duas cadeiras odontológicas, espaço para escovação infantil, banheiros, salas de imunização, de curativo, de coleta de exames e auditório. No ambiente administrativo, a unidade conta com salas para coordenação, almoxarifado, conselho local de saúde e agentes comunitários de saúde, além de copa e banheiros.

Atendimento
Três equipes completas de Estratégia de Saúde da Família farão o atendimento. Cada equipe é formada por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agente comunitário de saúde. A população terá, ainda, um pediatra, um ginecologista e dois dentistas, além de uma equipe do Núcleo Ampliado de Estratégia de Saúde da Família composta por educador físico, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e farmacêutico.

Núcleo
Durante a inauguração, o prefeito fará também a entrega do 13º Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) Rita Sales Regadas. Os núcleos funcionam em salas apropriadas para atendimento de crianças de zero a três anos que tenham a evolução neuropsicomotora avaliada e venham a necessitar de estímulos para prevenir atrasos e potencializar as atividades cognitivas, funcionais e posturais.

Rede
Em Fortaleza, a rede de Atenção Primária à Saúde (APS) foi totalmente reformulada, ganhando 25 novos postos e 79 reformas realizadas em outras unidades, garantindo, assim, atendimento em 113 unidades de atenção básica, que foram informatizadas com prontuário eletrônico, tiveram horário estendido de 7 às 19 horas, e passaram a contar com um sistema de garantia de entrega de medicamentos prioritários da atenção primária e saúde mental, através das centrais distribuição de medicamentos nos terminais.

Fortalecendo essa rede de postos, a capital tem ainda 15 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); duas Policlínicas, que fazem o atendimento especializado; 6 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Serviço Móvel de Urgência e Emergência – Samu; e 10 hospitais, que compõem uma das maiores redes hospitalares ligada ao poder municipal.

Homenageados
A escolha do nome de Antônio Ciríaco de Holanda Neto homenageia o médico natural de Quixeramobim que compôs a primeira turma de internos da Universidade Federal do Ceará. Ginecologista e obstetra, Antônio Ciríaco de Holanda foi funcionário público federal e estadual, tendo trabalhado no Posto de Saúde Floresta e atuado nos hospitais: Maternidade Escola Assis Chateaubriand, Maternidade João Moreira, hoje Hospital Geral Dr. Cesar Cals de Oliveira; e Hospital Geral de Fortaleza.

Rita Sales Regadas foi servidora pública, tendo coordenado o Centro de Saúde Parangaba, onde anteriormente funcionava o posto de saúde Antônio Ciríaco de Holanda, tendo trabalhado naquela unidade até sua aposentadoria. Dedicada ao Sistema Único de Saúde (SUS), Rita Sales Regada exerceu também a presidência do Conselho Local de Saúde na unidade, tendo grande reconhecimento e admiração da população do bairro.

Serviço: Inauguração do Posto de Saúde Antônio Ciríaco de Holanda e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil Rita Sales Regadas
Data: 31/10 (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Rua Gomes Brasil, 555 – Parangaba.


Curtir: