Fortaleza

RC lança Planejamento Estratégico e Participativo para Fortaleza

Roberto Cláudio é o prefeito de Fortaleza. Foto: Tiago Stille
Roberto Cláudio é o prefeito de Fortaleza. Foto: Tiago Stille

A Prefeitura de Fortaleza lança, nesta sexta-feira (11/07), às 8h30, no auditório da Assembleia Legislativa do Ceará, o Planejamento Estratégico e Participativo Fortaleza 2040. Coordenado pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), o Plano será apresentado na primeira edição da revista da Série Fortaleza 2040, que irá registrar reflexões, estudos, fóruns, seminários e outras informações sobre o processo de planejamento da cidade.

Objetivo
O objetivo do projeto é construir, em diálogo com a sociedade, ações de desenvolvimento (social e econômico) e planejamento urbano de curto, médio e longo prazo para Fortaleza, integrando políticas públicas novas e já existentes para essas áreas.

O projeto deverá transcorrer no prazo dois anos, com coordenação técnica da equipe da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, da Universidade Federal do Ceará (UFC), acompanhada por comitê do Conselho da Cidade. O projeto também agrega iniciativas locais já elaborados em matéria de planejamento como, por exemplo, o PDPFor, Planefor e o Pacto por Fortaleza.

Ciclo
Segundo entendimento do Iplanfor, o Plano é de Estado, e não de Governo. A ideia é que o planejamento seja tratado como um ciclo: após a avaliação das ações, se volta a planejar. A partir de estudos históricos das experiências de Fortaleza e em outras Capitais com problemas similares, pode-se compreender os impactos do que está sendo feito.

Com RC
A solenidade de lançamento do Plano será apresentada pelo prefeito Roberto Cláudio e contará com a presença do arquiteto Fernando de Mello Franco, secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo, que proferirá a conferência de abertura.

Serviço: Lançamento do Plano Fortaleza 2040
Data: 11/07/2014 (sexta-feira)
Hora: 8h30
Local: Auditório do anexo da Assembleia Legislativa


Curtir: