Bastidores

RC prepara reforma no secretariado da 2ª gestão

Roberto Cláudio deve anunciar nomes na segunda quinzena de dezembro. Foto: Divulgação
Roberto Cláudio deve anunciar nomes na segunda quinzena de dezembro. Foto: Divulgação

O prefeito Roberto Cláudio deve anunciar na segunda quinzena de dezembro as alterações no alto escalão para seu segundo mandato.

Sem entrar em detalhes sobre o assunto, a assessoria de imprensa da Prefeitura afirmou que RC deve iniciar as conversas para “montar a equipe” na semana que vem, após retornar de uma viagem particular.

RC, inclusive, tem evitado conversar sobre as pastas sofrerão as modificações, afirmando que neste momento a prioridade é organizar administrativamente e financeiramente a gestão municipal para os próximos quatro anos.

Lia
Embora ainda não tenha sido anunciada oficialmente pela Prefeitura, nos bastidores, alguns nomes já são apontados para compor secretariado de RC. Um deles é de Lia Ferreira Gomes, irmão dos ex-governadores Cid e Ciro Gomes. Ela ocupará a Secretaria de Educação, hoje chefiada por Jaime Cavalcante, presidente municipal do PP. Médica por formação, Lia atualmente é assessora de coordenação do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros, ligado à Secretaria de Finanças (Sefin).

Antes de Lia, outro Ferreira Gomes, o deputado estadual Ivo Gomes (PDT), já havia integrado a gestão Roberto Cláudio também como secretário de Educação. Oficialmente, ninguém confirma a informação.

Especulações
Segundo o líder de Roberto Cláudio na Câmara Municipal, vereador Evaldo Lima (PCdoB), por enquanto, “tudo são especulações”. “A partir de dezembro, o prefeito irá começar a conversar com as forças políticas, setores da sociedade organizada, para desenhar o novo secretariado, até mesmo porque alguns acordos devem ser honrados”, frisou ele, acrescentando que RC já deve ter iniciado solitariamente a construção deste novo desenho administrativo e, agora, deve iniciar as conversas com lideranças para fazer alterações.

Critérios
Conforme destacou o parlamentar, RC deverá adotar os mesmos critérios que nortearam a primeira gestão serão utilizadas na reforma. Contudo, disse ainda não ter conversado sobre o assunto com o prefeito.

Espaços
Questionado se o PCdoB fará exigências na administração municipal, Evaldo negou. Todavia, afirmou que a prioridade do partido é manter dois vereadores no Legislativo e tentar manter os atuais dirigentes à frente de seus órgãos. Atualmente, a sigla responde pela Secretaria Municipal da Habitação e a liderança do prefeito na Câmara Municipal. A reportagem tentou até o fechamento desta publicação contato com Jaime Cavalcante, mas não houve retorno.

Segurança
Quem deve ter participação ativa no próximo mandato de RC é o vice prefeito eleito Moroni Torgan (DEM). Inclusive, o democrata já antecipou que fará inovações na área da segurança, como a criação de postos de observação da Guarda Municipal com câmeras nos principais espaços públicos da cidade, fazendo videomonitoramento. A expectativa é que Moroni coordene a estratégia e a integração dessas ações. Inclusive, nos bastidores, circula a informação de que a indicação para assumir a pasta da Segurança Cidadã passará pelo crivo do democrata. Moroni, segundo aliados, busca um especialista na área.

Com informações do OE


Curtir: