Ceará Denúncia Nacional

Receita e PF deflagram operação para desmontar fraude aos cofres públicos no Ceará

Da Redação do Jangadeiro Online

A Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram, em conjunto, nesta quarta-feira (17), a “Operação Alquimia”, com o objetivo de desmontar um esquema que pode ter lesado os cofres da União em aproximadamente R$ 1 bilhão.

Ao todo, estão sendo cumpridos 31 mandados de prisão e 129 mandados de busca e apreensão em residências e empresas de 12 estados brasileiros, entre eles o Ceará. A Justiça Federal também decretou o sequestro de bens, incluindo veículos, embarcações, aeronaves e equipamentos industriais e o bloqueio de recursos financeiros dos suspeitos.

Participam da operação cerca de 90 auditores fiscais da Receita e cerca de 500 policiais federais. Além do Ceará, os mandados também estão sendo cumpridos nos estados de Minas Gerais, da Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.

Acusações
De acordo com a Receita Federal, durante as investigações, foram encontrados indícios de diversos crimes, como sonegação fiscal, fraude à execução fiscal, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

A Receita informou ainda que as investigações começaram quando foram detectados indícios de crimes contra a ordem tributária em uma das empresas do grupo, com a suspeita de existência de fraudes na constituição de empresas utilizadas como “laranjas”.

Leia mais:
Secretário Executivo do Ministério do Turismo e mais 34 pessoas são presas em operação da PF
Polícia Federal desarticula milícia do Metrofor em Juazeiro do Norte

Com informações da RF, da PF e da Agência Brasil


Curtir: