Fortaleza

Rede estadual de Fortaleza começa matrícula dos novatos nesta quinta-feira

Rede estadual de Fortaleza começa matrícula dos novatos nesta quinta-feira
Rede estadual de Fortaleza começa matrícula dos novatos nesta quinta-feira

A matrícula para alunos novatos, em Fortaleza, terá início nesta quinta-feira (21) e prossegue até o dia 18 de março. Os pais e responsáveis devem levar a cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3×4.

A ausência de qualquer um desses documentos, no entanto, não impede o atendimento, pois o importante é assegurar o ingresso de todos na escola. Os interessados deverão procurar a unidade de ensino de sua preferência para mais informações. Nesse momento, são 41.083 vagas disponíveis para os ensinos fundamental e médio.

Capital
Na capital, o ano letivo terá início no próximo dia 18 de março. No interior, o retorno começou em janeiro e continuou durante os primeiros dias de fevereiro, de acordo com a programação das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes). As aulas deverão seguir durante 200 dias letivos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Etapas
O processo de Matrícula é composto de quatro etapas. Na primeira, há a confirmação dos alunos veteranos por parte de pais e responsáveis ou do próprio estudante sobre a sua permanência na escola. Em seguida, acontece o remanejamento de alunos entre as unidades da rede estadual. A terceira etapa é direcionada ao remanejamento externo, onde as redes estadual e municipais se organizam para atender à demanda de Matrícula. Na Capital, a rede estadual receberá 12 mil alunos do município. A última fase é destinada aos alunos novatos, em geral, oriundos da rede particular ou de outro Estado.

Matrícula
A Matrícula é uma atividade que acontece na escola, marcando o início da organização do processo de ensino e aprendizagem que vai ser desenvolvido durante o ano letivo na rede pública. Esta articulação, além de fortalecer a parceria entre os dois entes federados, visa agilizar o processo, facilitando o atendimento à população. A rede estadual de ensino do Ceará ofertará prioritariamente o ensino médio.

Calendário

  • 21/01 a 27/01/2013 – Veteranos.
  • 21 /01 a 01/02/2013 – envio e confirmação do Remanejamento Interno (RI)
  • 07/02 a 18/02/2013 – confirmação do Remanejamento Externo (RE).
  • 21/02/2013 – início de matrícula dos novatos

Com informações da Assessoria de Imprensa da Seduc


Curtir: