Ceará

Relatório gerencial dos municípios está disponível no TCM

Relatório gerencial dos municípios está disponível no TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) disponibilizou, nesta segunda-feira (03), no Portal da Transparência (www.tcm.ce.gov.br/transparencia) os Relatórios de Acompanhamento Gerencial (Reage) de cada um dos 184 municípios cearenses, referentes ao ano 2016.

Cada documento possui um conjunto de informações que possibilitam a realização de análises estratégicas e gerenciais da execução orçamentária e a situação fiscal de cada município.

Conteúdo
No conteúdo estão acessíveis tópicos sobre arrecadação tributária, receitas e despesas, aplicação de recursos, prestações de contas, procedimentos licitatórios e Lei da Transparência. Os dados são ilustrados por meio de gráficos demonstrativos gerados a partir do Sistema de Informações Municipais (SIM), ferramenta por meio da qual o TCM recebe as prestações de contas das 368 Prefeituras e Câmaras do Estado.

Linguagem
O presidente do TCM, Domingos Filho, destaca que “os relatórios possuem uma linguagem clara e de fácil compreensão, o que possibilita a leitura e entendimento de todos os públicos. As diversas informações são apresentadas de modo a permitir a avaliação da gestão do município por parte do gestor e também do cidadão”, comenta.

Auxílio
Outro intuito do Tribunal na divulgação do Reage, ainda de acordo com Domingos Filho, é auxiliar os gestores na condução das gestão pública: “Já que são disponibilizados a cada quadrimestre, possibilitam análises e estudos estatísticos sobre os resultados da administração, o que permite a realização de ajustes aos primeiros sinais de sua necessidade”, conclui o dirigente.

E ainda
Para ter acesso aos relatórios, é necessário acessar o Portal da Transparência dos Municípios (www.tcm.ce.gov.br/transparencia), escolher o Município de interesse e selecionar a opção “Relatório de Acompanhamento Gerencial”. Segundo o TCM, as instruções para consultar o Reage foram enviadas por meio do Ofício Circular e e-mail a todos os Prefeitos municipais.

Com informações do TCM


Curtir: