Ceará

Retrospectiva 2011: Fatos que marcaram a política no Ceará e no Brasil

Fim de ano, tempo de retrospectiva. Na cobertura política, o ano de 2011 foi marcado por uma faxina anunciada e não concluída,  denúncias, desafios para novos e velhos gestores de governos eleitos ou reeleitos, festa e preocupação com a Copa do Mundo, a corrupção que parece não ter fim, muitas greve, prefeitos presos e eleições municipais fora de época. Doze meses de polêmica, e bota polêmica nisso.

Durante o ano, todo jornalista procura mostrar os fatos à luz do interesse público, revela escândalos, acompanha disputas, trabalha com pressões, mas o final é sempre pensando no leitor e no respeito devido aos homens e mulheres da política cearense, sem perder os critérios da ética e da postura vigilante.

Ao preparar essa retrospectiva puder rever esses fatos e aqui fica o desejo de que, em 2012, todos possamos melhorar e que o bem comum esteja sempre acima dos interesses particulares. Que venha 2012! Feliz ano novo a todos.

Abaixo, um recorte dos fatos que marcaram o ano que se encerra. A retrospectiva desta coluna optou por dar ênfase nas questões locais, mas sem deixar de lado os fatos mais marcantes da política nacional, sobretudo no combate a corrupção. Vamos a eles!  O texto é longo, então deixo a dica: Sigam os intertítulos em negrito!

Pra Começar 2011
O ano começou com a posse da presidente Dilma Rousseff (PT), a primeira mulher eleita para governar o Brasil. Aqui no Ceará, o governador Cid Gomes iniciou o segundo mandato, fez mudanças no secretariado e, como presidente do PSB no Ceará, confirmou o nome do deputado Roberto Cláudio (PSB), candidato da sigla para a presidência do Poder Legislativo, tirando da disputa os outros dois socialistas, Zezinho Albuquerque e Wellington Landim. Candidato único, Roberto Cláudio foi eleito por unanimidade no dia 1 de fevereiro.

Memória do blog: 
Dilma e Temer são empossados presidente e vice do Brasil 
Roberto Cláudio é eleito por unanimidade à presidência da Assembleia

Veja o vídeo:
Cid Gomes assume novo mandato

Fortaleza “Bela” – Luizianne Lins e crise dos buracos
Os buracos nas ruas de Fortaleza deram muita dor de cabeça aos motoristas da capital cearense e ajudaram a desgastar a imagem da prefeita Luizianne Lins (PT). Entre ação (ou falta dela) e discursos, a petista viu as criticas se multiplicarem na mesma velocidade com que o asfalto cedia. Nem mesmo os aliados perdoaram.

Memória do Blog:  
Para Eunício, Juraci foi o melhor prefeito da história de Fortaleza e Luizianne podia ter feito mais 
PCdoB debate Fortaleza e Chico Lopes critica a gestão da capital

A Casa da Mãe Joaninha
Foi mesmo um ano de muita polêmica. Depois de garantir que, apesar de todo o desgaste, poderia eleger até um “poste sem luz” para sua sucessão, Luizianne apareceu no carnaval vestida de Joaninha. Prato cheio para chacota. Não deu outra. A fantasia de carnaval virou símbolo da desordem administrativa e surgiu em diversas manifestações de servidores públicos contra Luizianne Lins. A “joaninha” também foi parar nas páginas da mídia nacional.

Memória do Blog:
Casa da “mãe Joaninha” vira destaque nacional
Veja: “A Joaninha vira um Marimbondo” 
Matéria sobre Luizianne traz de volta polêmica sobre Conselho de Comunicação

A Polêmica dos Cartões Corporativos da Prefeitura volta à tona
O debate sobre os cartões consignados voltou à tona. Os gastou realizados em 2007 entraram na pauta do Tribunal de Contas dos Municípios. O conselheiro relator chegou a comparar o uso irregular do cartão com “um gambá dentro de um quarto, malcheiroso e imposível de não perceber”. Os Deputados estaduais e vereadores de Fortaleza reforçaram o discurso crítico e o debate político até que o Ministério Público estadual decidiu ingressar com uma Ação Civil Pública contra a prefeita. A denúncia-crime citou Luizianne Lins por uso “indevido” de dinheiro público para pagamento de “gastos ilegais” com cartão corporativo.

Memória do Blog:
Luizianne é denunciada por uso indevido de dinheiro público
Deputados e vereadores têm acesso à documentação do cartão corporativo da prefeitura de Fortaleza
Veja o vídeo: Conselheiro do TCM compara gastos com cartões corporativos da prefeitura de Fortaleza a “gambá dentro de um quarto”
TCM julga gastos do cartão corporativo da Prefeitura de Fortaleza nesta terça

Em 2011, Fortaleza “Bombou” de greve
Em meio as críticas a prefeita repetiu em diferentes situções que a cidade estava “bombando”. A palavra tem poder e a capital acabou “bombando” mesmo. Com a insatisfação dos servidores públicos municipais, Fortaleza bombou em greves!

Na onda de paralisações, reivindicando melhores condições de trabalho ou ajustes nos Planos de Cargos Carreiras e Salários, cerca de dez mil servidores cruzaram os braços no mês de junho. Professores da rede municipal, além de dentistas e enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF) aderiram as greves. Outras categorias ficaram em estado de greve, como foi o caso dos servidores da Usina de Asfalto e do Samu.

Memória do Blog:
Video: Uma Fortaleza “bombando” em greves

Protestos e Violência durante greve dos professores
Os protestos chegaram à internet. Movimentos como o Fora Luizianne e o Rally da Fortaleza Bela propagaram a imagem de desgaste com grande adesão virtual. Nas ruas, o número de “insatisfeitos” foi bem menor. Já a mobilização dos prefessores da rede pública municipal gerou protestos que ficaram marcados na história da cidade.

Reivindicando a implantação da Lei do Piso Nacional do Magistério, os educadores foram as ruas, exibiram faixas de protesto, gritaram palavras de ordem contra Luizianne e a gestão do município. O momento de maior tensão foi registrado no dia 7 de junho, os professores tentavam evitar que veradores de Fortaleza aprovassem proposta da prefeitura e a mobilização acabou em cenas de violência.

Em meio a protestos, um pelotão da Guarda Municipal usou bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha para conter a manifestação. Até um parlamentar foi agredido e um professor acabou sendo atropelado.

Memória do Blog:
Confusão e pancadaria em protesto de professores
Luizianne diz que greve é ilegal e anuncia suspensão de pagamento do 13º para professores
Justiça decreta ilegalidade da greve dos professores
Professores em greve reagem às declarações de Luizianne Lins

Final Feliz: As boas notícias chegaram antes de 2011 acabar
A notícia de que Fortaleza será uma das cidades sede para a Copa do Mundo de 2014 serviu para amenizar parte das críticas e ao mesmo tempo levantou o debate sobre o planejamento para as obras de mobilidade urbana que são de responsabilidade da prefeitura.

Mas o Estádio Presidente Vargas foi inaugurado com festa. Aos poucos, os buracos nas ruas foram saindo do caminho e o ano ainda acaba com o reveillon na Beira Mar com direito a show de Ivete Sangalo. Parece um final de ano feliz para quem enfrentou, meses antes, o silêncio enigmático de seu principal cabo eleitoral e em meio a avalanche de críticas chegou a bater boca com um cidadão.

Leia ainda:
“Prefiro não comentar”, diz Cid sobre avaliação da gestão Luizianne
O que quer dizer o silêncio de Cid?   
Luizianne assina ordem de serviço e bate boca com morador: “Eu não sou doida”

E no Ceará
E não dá pra falar em polêmica e bate boca em 2011, sem lembrar do nosso governador. Cid Gomes enfrentou protestos de servidores e até de pessoas da população. Bateu boca durante visita a moradores de área que será desapropriada para obra do VLT; com policiais em inauguração de delegacia no Eusébio; se viu cercado por policiais e bombeiros ao visitar obras do metrofor no centro de Fortaleza.

Memória do Blog:
Cid bate boca com policiais após inauguração de delegacia no Eusébio
Policiais e bombeiros militares encontram Cid Gomes no centro e protesto termina em confusão 
Visita inesperada de Cid gomes acaba em confusão 

Governo do Ceará muda de sede e agora tem área de segurança
O ano de 2011 também marcou a transferência da sede do governo do Estado do palácio Iracema para o palácio da Abolição. A mudança trouxxe ainda uma novidade, a crianção de uma área de segurança no quadrilátero do entorno do palácio que abriga o gabinete do governador Cid Gomes.

O governo conseguiu fixar como permanente a área de segurança no entorno do Palácio da Abolição e Residência Oficial. Ao norte, o limite fica na avenida Abolição; ao sul, na rua Costa Barros; a leste, na rua Nunes Valente; e, a oeste, na avenida Rui Barbosa.

Memória do Blog:
Vídeo: Lei cria área permanente de segurança no entorno do Palácio do Governo
Deputados aprovam criação de área de segurança no Ceará. Oposição diz que Cid quer sitiar a cidade

Cala-te Boca! As frase de Cid Gomes que deram o que falar em 2011
No melhor estilo Ciro Gomes, de quem é irmão, o governador Cid Gomes disparou frases polêmicas. Durante inauguração de uma Policlínica no município de Pacajus, ao lado da presidente Dilma Rousseff, o governador fez uma declaração no mínimo constrangedora sobre o uso do “velho dedo” no exame de próstata. A fala de Cid ganhou destaque nacional.

“Para o homem, não inventaram um aparelhinho que possa detectar (o câncer de próstata). É o velho dedo”, disse Cid Gomes, acrescentando em seguida que “o danado é o cara se viciar e querer estar todo dia na porta do urologista”, disse.

Veja o vídeo:
Cid Gomes fala sobre o uso do “velho dedo” no exame de próstata

E o ministro “Inépito” foi demitido dos Transportes
Cid Gomes também chamou o então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, de “Inépto, incompetente e desonesto”, classificou o ministério dos Transportes de “laia”, o Dnit de “quadrilha” e  lançou um Rally protesto na BR 222.

A declaração rendeu um pedido de prisão, com direito a queixa-crime no STJ e abertura de processo contra Cid Gomes. No fim das contas, as reclamações coincidiram com denúncias de irregularidades na pasta com o uso político dos recurcos do ministério para favorecer aliados de Nascimento. A polêmica culminou na queda de Nascimento.

Leia mais:
Cid lança “Rally dos buracos”, classifica ministério dos Transportes de “laia” e Dnit de “quadrilha” 
 Áudio: Cid diz que Ministro é ” inepto, incompetente e desonesto”

Sonrisal
As estradas federais continuaram fazendo estrago e aos poucos os malfeitos nas rodovias estaduais começaram a surgir. Obras recém inauguradas pelo governo do Estado, revelaram um asfalto sonrisal e pedidos de investigação. Ainda no primeiro semestre, o deputado Heitor Férrer (PDT) visitou a CE 168 e registrou o que viu em fotografias. As imagens mostraram buracos na rodovia estadual que liga o município de Itapajé a Itapipoca. O impressionante é que em alguns pontos fotografados pelo parlamentar, os trechos danificados davam a impressão que a estrada estava se desmanchando.

Leia mais:
Heitor Ferrer chama obra estadual de “porcaria” e diz que Cid deveria fazer Rally nas CE’s 
CE 168: “Estamos diante de um crime praticado oficialmente por repartições do Estado”, diz Ferrer
  
Estradas cearenses: relatório aponta que 79% apresentam más condições 
Juiz chama rodovias federais no Ceará de “estradas sonrisal” 
Rally dos buracos da BR-222 ganha nova edição em Novembro 

Professores em greve ficaram irritados com a sugestão de “trabalhar por amor”
Durante evento público em Sobral, o governador tentou explicar a polêmica que tomou conta das redes sociais, sobre uma suposta declaração de que os profissionais da educação deveriam trabalhar “por amor”. O governador disse que sua fala foi distorcida:

“Quem faz a opção por trabalhar no serviço público, quer seja vereador, prefeito, médico, professor, tem que ter amor à causa. E tem que ter mesmo! Porque se não tiver amor, não vai ser outra motivação, não vai ser dinheiro, não vai ser nenhuma outra coisa que vai fazer com que o prefeito, o vereador, o médico, o policial ou o professor, atendam com respeito, prezem, valorizem aquela responsabilidade que tem pela frente. E aí as pessoas ficam distorcendo a minha expressão. Eu quero que me digam o que é que tem errado nisso! Onde é que está errado eu dizer que prefeito, vereador, médico e professor, tem que trabalhar por amor?”

Resultado:
Com áudio: Cid Gomes é vaiado durante evento do governo em Sobral 
Professores da rede pública estadual realizam manifestação e exibem o “Lovecard”

Banheiros Fantasmas: Denúncia revelou esquema de corrupção financiado com dinheiro público
Agora nenhum fato trouxe mais desgaste ao governo Cid do que o escândalo dos Banheiros Fantasmas. A denúncia do ministério Público revelou um esquema de corrupção e desvio de dinheiro público dos cofres do Estado, através da secretaria das Cidades. Associações e prefeituras receberam milhões de reais para construir banheiros que nunca saíram do papel.

Pra relembrar:
Assista à série sobre o escândalo dos banheiros no Programa Primeiro Plano

O esquema envolveu prefeitos ligados ao governador, o secretário das Cidades, Camilo Santana e ex-secretários da pasta. Além do então presidente do Tribunal de Contas do Estado, Teodorico Menezes e do filho dele, deputado estadual Téo Menezes (PSDB).

Memória do Blog:
Governo do Ceará financia esquema milionário de banheiros fantasmas   

Após denúncia: Associação fantasma em Pindoretama aluga sede e inicia atividades      
Vídeo: Governo do Ceará pagou R$ 400 mil para construção de banheiros que não saíram do papel 
Banheiros fantasmas: Camilo Santana culpa assessoria da pasta que comanda 
Deputada pede afastamento de Jurandir Santiago e Camilo Santana
Banheiros fantasmas: Deputado propõe CPI para  investigar escândalo envolvendo secretaria das Cidades   

Secretaria das Cidades também financiou banheiros fantasmas em Ipu
  

Caso dos empréstimos consignados movimento Assembleia
A denúncia de tráfico de influência pra beneficiar o genro do secretário Chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, colocou em xeque a lisura do sistema de empréstimos consignados oferecidos com o aval do Estado aos servidores públicos. As denúncias começaram no mês de setembro deste ano quando parlamentares apresentaram indícios sobre um suposto esquema de favorecimento a uma empresa de Luís Antônio Ribeiro Valadares, genro do Secretário Chefe da Casa Civil, Arialdo Pinto. A empresa Promus liberava empréstimos aos servidores do governo o que, segundo a denúncia, gerava lucro mensal da ordem de R$ 10 milhões.

Saiba mais:
Férrer denuncia que Genro de Arialdo Pinho, secretário do governo Cid, opera esquema de consignado no CE    
Consignados: Servidores públicos estaduais querem investigação de empréstimos    
Denúncia sobre Sistema dos Consignados repercute entre servidores e deputados    
Servidores estaduais denunciam juros abusivos de empréstimos consignados   

Fala Cid: Governador surpreende e vai à Assembleia para reafirmar sua honestidade
O governador evitou o assunto até que, numa visita surpresa na Assembleia Legislativa, rechassou as denúncias. Cid Gomes também comentou o escandalo dos banheiros fantasmas e desabafou ao afirmar que não aceita a ideia de ser chamado de desonesto.

Leia ainda:  Cid Gomes vai à Assembleia e insiste: “Não sou desonesto!”  

Ano termina com Cid Gomes aprovado em Pesquisa
Apesar de todo o desgaste, o governador Cid Gomes tem muitos motivos para comemorar. Além de avançar em obras importantes para a infraestrutura do Ceará como o Centro de Feiras e Eventos, o Castelão, o VLT e as unidades de saúde no interior, entre outras, Cid Gomes ainda garantiu números positivo na última pesquisa do IBOPE divulgada em 2011. Segundo o levantamento, encomendado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, sobre a avaliação dos governadores, no final deste primeiro ano de mandato, Cid Gomes é aprovado por 69% dos cearenses

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, é o que tem a maior aprovação. O governador do Ceará, Cid Gomes, aparece em quarto lugar no ranking.  O cearense é aprovado por 69% dos entrevistados, reprovado por 24% e tem a administração avaliada como ótima ou boa por 55% da população.

A pesquisa foi realizada em 10 estados. O Ibope realizou 10 mil 878 entrevistas, entre os dias 3 e 6 de dezembro.

Estado das greve: Mobilização de professores na AL vira confronto com cenas de violência
A exemplo do que aconteceu em Fortaleza, o governo do Estado também enfrentou paralisações de servidores públicos. A greve na polícia Civil continua, enquanto professores, entre outra categorias, voltaram ao trabalho.

Enquanto estiveram de braços cruzados, os profissionais da educação protagonizam um dos embates mais marcantes do ano. A Assembleia Legislativa, chamada de Casa do Povo,  virou palco de confronto físico entre educadores e policiais. Violência registrada em fotografias e videos.

Memória do Blog:
Professores da rede pública estadual decidem entrar em greve por tempo indeterminado 
Professores voltam as aulas após 63 dias de greve 

Vídeo mostra violência contra professores na Assembleia Legislativa 
Veja as imagens da confusão entre polícia e professores na Assembleia Legislativa 

Legislativo em sintonia com o Executivo
A base aliada do governo Cid Gomes na Assembleia Legislativa manteve, em 2011, uma maioria nunca antes vista na história do Ceará. Assim, o governo abafou reivindicações do funcionalismo público e calou a oposição. A cada denúncia, e não foram poucas, ações coordenadas revelavam a sede em manter a “traquilidade” da gestão estadual, barrando toda e qualquer investigação contra o governo do Estado.

E ainda: Oposição acusa base aliada de barrar investigações para “blindar” governo Cid

Na Câmara Municial de Fortaleza não foi diferente, Luizianne Lins fez valer a maioria todas as vezes em que a oposição tentou investigar denúncias ou aprofundar qualquer tipo de fiscalização das ações do Executivo. Pedidos de convocação de secretários foram taxativamente rejeitados. A base aliada ainda barrou CPI’s e garantiu a aprovação de matérias polêmicas. O reajuste dos professores da rede pública municipal. por exemplo, foi contestado na justiça com direito a palavras duras do ministério público.

Leia mais:
Oposição acusa prefeitura de distorcer Orçamento de Fortaleza para 2012
Vereador propõe criação de CPI dos cartões corporativos

Olhando para o Brasil: Em Queda
Ainda no primeiro semestre, o principal ministro de Dilma se viu envolvido em uma grande polêmica. Antônio Palocci aumentou o patrimônio em 20 vezes em apenas quatro anos. Homem forte do governo Dilma, o titular da Casa Civil ainda tentou resistir, mas sem conseguir explicar a evolução patrimonial, não teve jeito, saiu do governo.

Menos de um mês, denúncias de obras superfaturadas, farra dos aditivos e o sucesso empresarial do filho na área de infraestrutura derrubaram o ministro dos Transportes Alfredo Nascimento. (denunciado pelo governador do Ceará como Incompetente, Inépito e desonesto. Volto a ele mais a frente).  Na Defesa, Nelson Jobim deixou o governo após criticar colegas e revelar que votou em José Serra (PSDB), ao invés de Dilma. Depois veio a sequencia de quedas diante de denúncias de en volvimento em escândalos de corrupção com a saída de Wagner Rossi, da Agricultura; Pedro Novais, do Turismo;  e Orlando Silva, do Esporte.

Lupi: Quando o amor não resolve o problema
A presidente Dilma chegou a falar em faxina, depois recuou, assim como pareceu recuar na promessa de não compactuar com malfeitos e foi mais “tolerante” com outros de seus auxiliares. O último a cair, foi o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Antes da queda o pedetista usou uma estratégia ousada. Declarou amor a Dilma Rousseff. O sonoro “Eu te amo Dilma” não agradou a presidente que, na época chegou a revelar que não era romântica. Lupi até dava a entender que conseguiria chegar ao fim do ano, mas também não resistiu.

O problema que Dilma deixou para 2012
Já o ministro Pimentel, acusado de usar a influência do governo para aumentar seu patrimõnio, a exemplo de Palocci, deve chegar ao fim do primeiro ano de governo.

Em 2012, Dilma fará a primeira reforma ministerial. O desafio: encontrar gente competente comandar o governo de pastas loteadas ao bel prazer de interesses políticos dos partidos que compõe a base governista.

Memória do Blog:
No Correio: Manual de sobrevivência de um ministro
Lupi está fora: Ministro do Trabalho é o sétimo a cair 
Orlando Silva é o sexto ministro a cair em dez meses de governo Dilma   
Vice-presidente confirma demissão de Ministro do Turismo   
Wagner Rossi pede demissão da Agricultura e já é o quarto ministro a sair do governo em oito meses     
Agora é oficial: Jobim pede demissão e Celso Amorim assumirá a Defesa    
Ministro dos Transportes é o segundo a cair no governo Dilma  
A Casa caiu: Palocci pede demissão     

Veja Ainda:
Primeiro Plano desembarca em Brasília para série especial – Como varrer a corrupção no Brasil

Pra lamentar: Itamar Franco
O senador e ex-presidente da República, Itamar Franco, morreu, no dia 2 de julho, aos 81 anos em São Paulo. Ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Albert Einstein para tratamento de leucemia. Segundo o hospital, o tratamento quimioterápico surtiu efeito, mas, posteriormente, o senador contraiu uma pneumonia, que se agravou. Itamar Franco foi também governador de Minas Gerais e prefeito de Juiz de Fora.

Memória do Blog:
Ex-presidente Itamar Franco morre aos 81 anos em São Paulo 

O adeus a José Alencar
O ex-vice-presidente do Brasil, José Alencar Gomes da Silva, morreu em 29 de Março, vítima de falência múltipla dos órgãos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Aos 79 anos, o político, que também era empresário, foi internado às pressas com um quadro de obstrução intestinal.

Desde o ano 1997, o ex-vice-presidente enfrentava um câncer na região abdominal e passou por 17 cirurgias. Ano passado, após várias internações e intervenções médicas, desistiu de se candidatar ao Senado, por considerar uma “injustiça” com os eleitores. José Alencar esteve em Fortaleza em 30 de novembro de 2009 e recebeu o título de cidadão cearense. Na oportunidade, a repórter Kézya Diniz conversou com ele.

Assista à entrevista aqui.

Lula é diagnosticado com Câncer
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi diagnosticado no dia 29 de Outubro com um cancêr na laringe. Segundo os médicos, um tumor de aproximadamente 3 centímetros na laringe foi descoberto ainda na fase inicial da doença. O tratamento foi iniciado dias depois da descoberta do cancêr e os resultados foram animadores. O tumor regrediu 75% com sessões de quimioterapia e a cirurgia que poderia comprometer a voz de Lula, marca registrada do petista, foi descartada.

Leia ainda:
Ex-presidente Lula é diagnosticado com câncer na laringe   
Em casa, Lula evita usar a voz um dia antes de iniciar tratamento contra o câncer
Políticos brasileiros manifestam apoio à recuperação de Lula  

Corrupção
 A sociedade começou a se manifestar contra os desvios de dinheiro e de conduta na política. Em 2011 foram realizadas marchas contra a corrupção nos dias 7 de Setembro, 12 de Outubro e 15 de Novembro. A mobilização chegou a várias cidades do país, incluindo Fortaleza.

O trabalho do Ministério Públicos e dos órgão de controle ainda afastou vários prefeitos de gestões do interior do Ceará. Alguns foram casados, outros presos, como nos casos de Senador Pompeu, Pacajus e Morada Nova.

Leia mais:
Prefeitos cobram “explicações” do Ministério Público sobre “corrupção generalizada” no Ceará

Eleições 2012: Partidos já se movimentam pensando na eleição de Fortaleza
A disputa eleitoral para 2012 começou bem cedo. Partidos da coligação que ajudaram a eleger Luizianne Lins começaram a se movimentar e, em alguns casos, colocaram candidatos na rua mais de um ano antes da eleição marcada para outubro do ano que entra.

Detalhe: Até agora, nenhum dos aliados que defenderam a necessidade de tirar o PT da chefia do executivo largou o osso. O discurso por candidatura própria entra em contradição com a permanencia dos gestores em diferentes cargos da gestão Luizianne.

Leia mais:
Eunício diz que candidatura do PMDB em Fortaleza depende de “conversa” com Cid
PSB lança 75 pré-candidatos para disputar as eleições de 2012 

Mas se nem os aliados aceitam abrir espaço para o sucessor do PT, na cadeira ocupada nos último sete anos por Luizianne Lins, o que dirá a oposição. Partidos como PSDB, PTC e Psol estão entre os que já afirmaram candidatura para mudar os rumos da administração de Fortaleza.

 Em debate:
“Se as eleições fossem hoje?”: Primeiro Plano especial vai ao ar neste sábado  
Candidatura de Heitor Férrer ganha força para disputa em Fortaleza   
Em ritmo de convenção: Marcos Cals diz que Cid Gomes é “co-responsável pela má administração” de Fortaleza  
Tasso: “É hora de fazer política com ideias e ideais”  

Veja o vídeo da entrevista:
Luizianne diz que ficaria “muito feliz” com a eleição do primeiro prefeito negro de Fortaleza

Racha no PSB: Grupos de Cid Gomes e Sérgio Novais entram em disputa
O grupo de dissidente do diretório municipal do PSB acabou aprovando em 15 de setembro a destituição do então presidente da sigla em Fortaleza, Sérgio Novais. A reunião foi realizada no meio da rua, já que a porta da sede do partido estava trancada por um cadeado. Na mesma ocasião, o grupo elegeu Karlo Kardoso como novo presidente do PSB na capital. Muita confusão e um princípio de tumulto marcaram a reunião. Novais disse que foi vítima de um “golpe” do grupo ligado ao governador Cid Gomes que é presidente estadual do PSB.

A irmão de Sérgio Novais, deputada estadual Eliane Novais (PSB) quer ser a candidata da sigla para a disputa pela prefeitura de Fortaleza em 2012, o que é pouco provpavel sob a presidência de Karlo Kardoso. O partido só vai decidir se terá ou não candidato para o Executivo em Fortaleza nos meses que antecedem as convenções partidárias do próximo ano.

Leia mais:
Racha no PSB: José Sarto diz que foi agredido e acusa Novais de contratar capangas  
Veja o vídeo: Em reunião tumultuada, Sérgio Novais é destituído e Karlo Kardoso é eleito novo presidente do PSB em Fortaleza  

Racha no PSB: Sérgio Novais reafirma que reunião foi ilegal e articula Congresso neste sábado 

Debandada de tucanos com a Criação do PSD
O Partido Social Democrático (PSD), fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (ex-DEM), já nasceu com uma bancada de pelo menos cinco deputados efetivos e três suplentes na Assembleia Legislativa do Ceará. A sigla acolheu parlamentares que já apoiavam o governo Cid Gomes, mesmo contrariando as orientações dos partidos de origem.  A bancada tucana foi a mais afetada com a migração de parlamentares para o PSD. Ao todo, quatro parlamentares eleitos pelo partido, e três suplentes da sigla, decidiram aderir à base aliada do governador Cid Gomes.

Desde o último dia 29 de setembro o PSD foi autorizado pelo Superior Tribunal Eleitoral a receber filiados. No Ceará, segundo o presidente da sigla, o PSD deve atrair pelo menos 45 prefeitos. A maior parte dos gestores deve migrar do PSDB e alguns do PR.

O PSD é considerado uma sigla alternativa aos aliados do governador Cid Gomes (PSB) que é presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro no Ceará.

Leia mais:
Dirigente do PSD no Ceará admite que criação da sigla foi orientada por Cid Gomes
 
PSD acolhe aliados do governo e já nasce com bancada na Assembleia do Ceará
 

Pra refletir: Saudamos o “ano novo” deixando perguntas sem respostas no “ano velho”
Em meio as lembranças dos fatos que movimentaram manchetes em jornais e revistas de todo o país sempre me questiono: por que aceitamos calados a completa ausência de respostas sobre temas que nos trazem, ou trouxeram, tanta indignação?

Os “controladores de imagens” mergulhadas em escândalos já sabem e divulgam aos seus assessorados, submersos em rios de corrupção, uma espécie de regra geral: “calma, em duas semanas vai surgir uma nova denúncia,virá um outro escândalo e a imprensa mudará o foco”.

A profecia anunciada para dar conforto aos corruptos se concretiza e, via de regra, um novo fato ganha a atenção da imprensa que vive de oferecer a novidade ao público. Ninguém quer notícia velha, requentada. Mas o problema é que esses novos “fatos” acabam por desviar a atenção das respostas que realmente importam. E em 2011, saudamos o “ano novo”, deixando perguntas sem respostas, perdidas, no “ano velho”. Vejamos:

– Pra quando ficou o início das obras prometidas para garantir a realização da Copa do Mundo de 2014?
– Cadê o dinheiro desviado no Caso dos Banheiros Fantasmas?
– As operações da Polícia Federal como a Província, que investigam desvios de verbas em prefeituras cearenses, chegaram a algum desfecho?
– E os prefeitos presos em 2011, algum devolveu o dinheiro desviado dos municípios?

Um Feliz 2012!!!!