Ceará

SDA apresenta nesta terça na Assembleia ações de combate à seca

SDA apresenta nesta terça na Assembleia ações de combate à seca

O segundo expediente da sessão legislativa de terça-feira (18/12) será destinado à apresentação das ações do Comitê Integrado de Combate à Seca. Atendendo requerimento do deputado Hermínio Resende (PSL), o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, fará um balanço da assistência prestada aos agricultores familiares afetados pela estiagem deste ano, especialmente nas regiões dos Inhamuns, Sertão Central, Canindé e sertão de Sobral. A apresentação será no Plenário 13 de Maio, a partir de 10h30.

Seca no Ceará
Para Hermínio Resende, também presidente da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa, a seca de 2012, considerada uma das piores dos últimos 30 anos, é preocupante, uma vez que 174 municípios cearenses decretaram estado de emergência e algumas localidades já perderam 85% da safra de grãos.

Em pronunciamento na tribuna no último dia 13, o parlamentar reconheceu o esforço do Governo do Estado em tentar minimizar os efeitos da estiagem e a atuação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), mas enfatizou que muito ainda deve ser feito.

Encontros
Criado em maio deste ano, o Comitê Integrado reúne-se ordinariamente toda segunda-feira e realizou três encontros no Interior (Russas, Canindé e Crateús). A próxima reunião deverá acontecer em Salitre, no dia 7 de janeiro. Nessas oportunidades, lideranças políticas e trabalhadores rurais apresentam suas demandas quanto a abastecimento de água, operação carros-pipa, distribuição de milho e liberação de recursos pelos bancos, entre outras.

Comitê
O Comitê Integrado de Combate à Seca é formado por representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das Minas e Energia, além do Exército Brasileiro. Participam ainda as secretarias estaduais de Recursos Hídricos, Cidades, Trabalho e Desenvolvimento Social, Cagece, Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Ematerce e Defesa Civil Estadual, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Ceará (Fetraece) e Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec).

Com informações da AL


Curtir: