Conexão Assembleia

Secretária de Educação de Fortaleza anuncia concurso para professores no Conexão Assembleia

Secretária de Educação de Fortaleza anuncia concurso para professores no Conexão Assembleia

O programa Conexão Assembleia, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), desta segunda-feira (21/03), conversou com a secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, que ressaltou planos para a educação do município, enfrentamento da pandemia e concurso.

Em entrevista à jornalista e apresentadora Kézia Diniz, a secretária adiantou a realização de concurso público para professores na rede municipal ainda este ano. O certame está em fase de levantamento de número de vagas que serão disponibilizadas.

“Temos o compromisso público do prefeito Sarto de realizar o concurso e a convocação dos aprovados ainda neste ano. Estamos finalizando os estudos para quantificar o número de vagas efetivas para esse ingresso”. Segundo informou Dalila Saldanha, o prefeito destacou a disponibilização de três mil vagas, porém ainda estão sendo definidos os números para convocação e cadastro de reserva.

Quanto ao enfrentamento da pandemia, a titular da SME explicou que, com planejamento, investimento público e pessoas capacitadas, o momento foi e está sendo enfrentado. “A escola não fechou durante a pandemia. Ficaram abertas prestando apoio à população, entregando material, entregando cestas e atendendo as famílias. Tudo isso foi primordial para não termos abandono escolar”, disse.

Dalila Saldanha apontou ainda que, durante a pandemia, o plano estadual foi revisado e o currículo, reorganizado. Neste ano, foi aplicado o diagnóstico de volta presencial e, em breve, será aplicada uma avaliação de desempenho acadêmico (Spaece) de forma diagnóstica. “Hoje estamos com a frequência de estudantes melhor que antes da pandemia. Reduzimos o abandono escolar a 0,1%, mesmo com a pandemia, o que representa menos de 200 crianças que perderam o vínculo com a escola em 2020, índice que se mantém em 2021”, assinalou.

A secretária afirmou ainda que as escolas estão adaptando o atendimento físico para o virtual, por meio da distribuição de 242 mil chips com pacote de dados de 20 gigas mensalmente.

Sem fronteiras
Durante a programação, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Queiroz Filho (PDT), participou do programa e destacou o projeto Professor sem Fronteiras, que cria um programa de intercâmbio internacional visando ofertar aos professores efetivos da Secretaria Municipal experiências de intercâmbio educacional. Dalila Saldanha salientou que o projeto está em discussão na Câmara Municipal. “Já estamos debatendo com países que tenham ideias similares à nossa para construir um programa de intercâmbio nas diversas áreas do currículo. Além de aprimorar as línguas, desenvolver projetos de boas práticas”, apontou.

Conexão
O Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido nas redes sociais da Assembleia Legislativa do Ceará, no YouTube e no Facebook, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada também na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30. O programa também fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.


Curtir: