Fortaleza

Secretariado: Roberto Cláudio marca data para anúncio do primeiro escalão

Secretariado: Roberto Cláudio marca data para anúncio do primeiro escalão. Foto: Kézya Diniz

As especulações sobre a composição do secretariado da futura administração de Fortaleza tem data para acabar: a próxima quinta-feira, dia 20 de dezembro. Este foi o dia marcado pelo prefeito eleito, Roberto Cláudio (PSB), para divulgar a lista dos indicados para ajudar a administrar a cidade de Fortaleza a partir de janeiro de 2013. O anúncio será realizado a partir das 9h, no Marina Park Hotel.

Pronunciamento
Ainda na quinta-feira (20), o prefeito eleito, que também é presidente da Assembleia Legislativa, fará um pronunciamento durante a sessão no plenário da Casa. Em ritmo de despedida, Roberto Cláudio fará um balanço da gestão à frente do Legislativo estadual nos últimos dois anos.

Técnicos x políticos
Depois da eleição, em todas as entrevistas concedidas pelo prefeito eleito, o discurso tem sido o mesmo. Roberto Cláudio promete que irá priorizar “quadros técnicos” com duas virtudes essenciais: “probidade e competência”. “O que a gente deve preservar e valorizar é a boa política”, enfatiza.

Dor de cabeça?
O detalhe é que os partidos aliados tem, em grande parte, mais interesse em indicar ao prefeito eleito quadros “políticos” do que “técnicos”. A explicação é simples: político gosta de voto e quem vai em busca dos eleitores são os políticos e não os técnicos. Formar um secretariado competente, com perfil técnico e sem desagradar aos líderes partidários que trabalharam na eleição. Este é, sem dúvida, um dos primeiro desafios de Roberto Cláudio.

Composição
Apesar de se dizer “extremamente disciplinado” e não adiantar nenhum dos nomes que vão compor o grupo de secretários, Roberto Cláudio já ressaltou em diferentes ocasiões que pretende unir a cidade sem levar em consideração as disputas entre os partidos. “A tarefa de um prefeito que vai governar para todos é deixar as disputas partidárias de lado e ter a capacidade de governar enxergando a necessidade de nossa gente”, avalia.

Segundo escalão
Depois de indicar o grupo de secretários que vão formar o primeiro escalão de sua administração, Roberto Cláudio deve dar um tempo até a indicação do segundo escalão. Neste caso, os nomes só devem ser totalmente conhecidos em 2013.

Primeiras ações: Tá tudo anotado!
Durante a entrevista logo após a vitória, o prefeito eleito tratou ainda das primeiras ações de governo como o compromisso de implantar o bilhete único para os ônibus nos primeiros seis meses de 2013; visitas os Postos de Saúde com um equipe para dar início a ações que podem solucionar problemas emergenciais;  e equipar e ampliar a Guarda Municipal. Sobre as obras da Copa do Mundo de 2014, ele informou que a prefeitura se encarregará das desapropriações no entorno dos túneis que serão feitos na Via Expressa e que formará uma equipe específica para tocar as obras das quatro principais vias de acesso ao Estádio Castelão.


Curtir: