Conexão Assembleia

Secretário Marcos Cals aponta iniciativas nas áreas de habitação e saneamento

Secretário Marcos Cals aponta iniciativas nas áreas de habitação e saneamento

O Conexão Assembleia, programa da rádio FM Assembleia (96,7MHz), recebeu, nesta segunda-feira (04/04), o secretário das Cidades, Marcos Cals.

O convidado avaliou a política de habitação nacional após o encerramento do programa Minha Casa, Minha Vida e falou sobre a intenção do Governo do Estado de realizar “mutirões habitacionais” para reduzir o déficit de moradias no Ceará.

Em entrevista à jornalista Kézya Diniz, o secretário disse que a população tem tido dificuldade de acessar o atual programa habitacional do Governo Federal, por não ter condições de pagar o aporte inicial, necessário para realizar o financiamento do imóvel.

“Hoje, nem o Minha Casa, Minha Vida e nem o Programa Nacional de Habitação Rural existem. Hoje é o programa Casa Verde e Amarela. Trata-se de um financiamento subsidiado, que também é bom. Mas a dificuldade é que a pessoa, para acesso ao financiamento, tem que ter os 20 por cento do valor do imóvel. O problema não é o financiamento que vem depois. O problema tem sido ter esse aporte inicial”, explicou.

Segundo o titular da Secretaria das Cidades, a pasta tem se preparado para regularizar os mutirões habitacionais, como os que eram realizados nas décadas de 1980 e 1990. “O Ceará fazia muitos mutirões, nós vamos atualizar os cadastros dos moradores, fazer georreferenciamento, para poder passar a documentação das casas dessas famílias”, acrescentou. De cordo com Marcos Cals, isso demanda trabalho. “Mas já estamos vendo com a associação dos cartórios para que tenhamos uma taxa mínima para acelerar a regularização para essas famílias. Vamos começar esse trabalho a partir de maio deste ano”, adiantou.

Em relação aos programas de saneamento básico, detalhou ainda que a secretaria tem priorizado o programa Águas do Sertão, que selecionou 96 comunidades da zona rural para terem acesso a soluções de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

Resíduos
O secretário destacou o funcionamento da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos em Sobral, assim como a ordem de serviço de estrutura semelhante, em Limoeiro do Norte, para atender o Vale do Jaguaribe. “Temos feito também as centrais municipais de resíduos (CMRs), para as associações de catadores levarem os materiais recicláveis, fazerem a separação e, depois, venderem no comércio”, acrescentou.

Eleições
Marcos Cals já foi presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, além de candidato a governador do Estado e a prefeito de Fortaleza. Respondendo a uma pergunta do deputado Fernando Hugo (PP), o titular das Cidades afirmou que não pretende mais concorrer a cargos eletivos. “Claro que a gente gostaria sempre de ganhar uma eleição. Mas esse sonho já passou. Eu agora quero ajudar as pessoas, como sempre ajudei, mas desprendidamente, sem nenhum interesse. Não serei mais candidato a nenhum cargo. Sonhei, não deu, vamos para a frente”, comentou.

A entrevista que a jornalista Kézya Diniz fez com o secretário das Cidades, Marcos Cals, pode ser encontrada, na íntegra, neste link da transmissão no YouTube.

Conexão
O Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido nas redes sociais da Assembleia Legislativa do Ceará, no YouTube e no Facebook, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada também na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30.O programa também fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcastse Google Podcasts.


Curtir: