Ceará

Segunda turma de militares atua no cadastramento biométrico em Fortaleza

Segunda turma de militares atua no cadastramento biométrico em Fortaleza

Os 20 cabos e soldados do Exército da 2ª turma, treinados pelo TRE, já auxiliam no trabalho de cadastramento biométrico na Central de Atendimento ao Eleitor (CEATE), em Fortaleza.

“O apoio dos militares veio em um momento adequado. Com isso, a gente pretende dar vazão à demanda de eleitores em Fortaleza”, declara o chefe da CEATE, Afrânio Aguiar.

Ainda segundo ele, a capacidade da Central é de atender até 600 eleitores. “A tendência é que esse número aumente, por isso precisamos de mais gente para realizar o atendimento”, continua.

Diferente
Para o cabo Felinto, a experiência proporciona uma rotina diferente, indo além do quartel. “É algo novo, uma missão externa mais ativa e voltada para a sociedade. É importante ter um contato maior com os cidadãos, colaborando com eles. Para mim, é um serviço que traz grande aprendizado”, afirma.

Cooperação
A iniciativa faz parte de um termo de cooperação técnica firmada entre o TRE-CE e o Ministério da Defesa. Dos 50 cabos e soldados concedidos pelo Exército Brasileiro, 30 já haviam sido treinados, em janeiro deste ano. Além da CEATE, os soldados irão atuar nas unidades do Vapt Vupt de Messejana e do Antônio Bezerra, na Unidade Móvel do TRE, que ficará na Cidade das Crianças, no Centro, no final deste mês, e em postos de atendimento que serão instalados em shopping centers da capital, a partir dos próximos meses de maio e junho.

Agendamento
Para facilitar ainda mais o processo de cadastramento biométrico do eleitorado, o TRE-CE adotou o Sistema de Agendamento, através do qual os eleitores podem escolher a data e o horário em que desejam ser atendidos. Os eleitores devem agendar seu atendimento no Disque Eleitor (148), que funciona de segunda a sexta-feira, de 7 às 19 horas, ou na página do tribunal, garantindo assim conforto e rapidez na hora de realizar seu cadastramento biométrico. Através dos mesmos canais, o eleitor tira também suas dúvidas acerca da documentação necessária para o atendimento, endereços dos Cartórios Eleitorais, dentre outras informações relacionadas ao seu cadastro eleitoral.


Curtir: