Eleições 2012 Partidos

Sem a presença de Cid e Ciro, PSB de Fortaleza elege nova diretoria. Kardozo segue no comando

PSB elege novo diretório em Fortaleza. Kardozo permanece no comando e tem reforço de Salmito, Ivo, Ferrúccio e Roberto Cláudio. Foto: Assessoria

O PSB de Fortaleza elegeu sua nova diretoria durante congresso realizado no ginásio Poliesportivo da Parangaba neste domingo (27). Na ocasião, Karlo Kardozo foi reconduzido à presidência municipal. Já o ex-vereador Paulo Mindêlo foi eleito como o novo vice-presidente do PSB na capital.

Além deles, integram o quadro do novo Diretório Municipal de Fortaleza, o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa; o vereador Salmito Filho; os deputados estaduais José Sarto, Ivo Gomes (licenciado e secretário chefe de gabinete do governador Cid Gomes) e Roberto Cláudio (presidente da Assembleia Legislativa).

Sem Cid e Ciro
O clima era de festa, mas nem o governador Cid Gomes, presidente estadual do PSB, nem o ex-ministro Ciro Gomes, articulador político do partidos para as eleições municipais, participaram do encontro.

Metodologia
O deputado Roberto Cláudio, um dos possíveis candidatos à prefeitura de Fortaleza pelo PSB, disse que a legenda ainda não decidiu que se terá ou não candidatura própria e que a escolha leva tempo atendendo a uma metodologia previamente acordada pelas lideranças socialistas.

“O PSB estabeleceu uma metodologia de trabalho e nada irá interferir nesta metodologia. Temos até o dia 30 de junho para tomarmos uma decisão sobre ter, ou não, candidatura própria ou se vamos apoiar o PT ou um outro partido aliado”, enfatizou Roberto Cláudio na entrevista para a imprensa.

Luizianne e a Educação
Roberto Cláudio evitou comentar as recentes declarações da prefeita Luizianne Lins (PT) sobre a composição da aliança entre PT e PSB. A prefeita, que é presidente do PT no Ceará, chegou a declarar que o candidato de sua preferência para a sucessão em Fortaleza, o secretário de Educação Elmano de Freitas (PT), tem o mesmo percentual da preferência do eleitorado, segundo a pesquisa do IBOPE encomendada pelo PSB, com cerca de 1% dos votos.

Luizianne fez a comparação dando a entender que “desconhecido por desconhecido”, melhor apostar em Elmano.

O socialista aproveitou a entrevista para dar uma alfinetada na gestão da Educação (responsabilidade de Elmano de Freitas) no governo de Luizianne Lins. “Não vou entrar neste mérito. Não vou responder provocações, não é este o debate que a população deseja. O debate não é eleitoral. O que precisamos é pensar o destino para a cidade de Fortaleza que possui o segundo pior desempenho na Educação de todo o Estado”, disparou o Roberto Cláudio.

Espaço
O presidente do PSB, Karlo Kardozo disse que o partido pretende participar ativamente das decisões na administração de Fortaleza e reclamou que a legenda, apesar de compor a gestão, não teria sido chamada para colaborar nas discussões sobre os rumos da capita. “Queremos participar das decisões. Nestes quase oito anos de gestão, nunca dialogamos com a prefeita. Nunca!”, declarou Kardozo.

Sem telefone, sem diálogo
Questionado sobre a reclamação de Luizianne Lins, de que o governador Cid Gomes não atenderia mais as suas ligações para tratar sobre a aliança eleitoral e sobre a possível articulação para as eleições de 2014, o dirigente socialista reafirmou que a falta de diálogo parte da própria prefeita de Fortaleza. Kardozo negou que a divergência na articulação para as eleições de 2012 tenha alguma relação com o possível compromisso com um nome do PT para o governo do Estado na sucessão de Cid Gomes.

“Não é questão de saber quem é o próximo [governador]. A questão é apenas que possamos participar das discussões sobre o futuro da cidade. Tinhamos um acordo. Ela [Luizianne] reclama do telefonema, mas nós não tivemos diálogo”, reclamou Kardozo.

Veja ainda:
Vídeo: Cid Gomes diz que não deve nada a Luizianne e que os dois já estão quites


Curtir: