Em Brasília

Senado vai ganhar espaço para ciclistas

Ciclistas ganham espaço no Senado. Foto: Agência Brasil
Ciclistas ganham espaço no Senado. Foto: Agência Brasil

Mais uma ação de incentivo ao uso da bicicleta foi aprovada esta semana pela Comissão Diretora do Senado Federal. O projeto (PRS 19/2014), de autoria do senador Inácio Arruda, prevê a criação do Espaço do Ciclista, um local de apoio aos funcionários que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

A decisão atende a uma demanda dos servidores. De acordo com o projeto, o Espaço do Ciclista deverá contar com vestiário equipado com chuveiros e armários, além de bicicletário.

“O Senado Federal, como a maioria das instituições públicas, há muito necessita de um espaço que atenda aos ciclistas, pois medida dessa natureza alinha-se a tendência de incentivo ao transporte saudável, não poluente, de baixo custo, inserido na política de mobilidade urbana”, defendeu o senador Inácio.

IPI Zero para bicicletas
Também é de autoria de Inácio Arruda, o projeto de Lei n° 166/2009, que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI – as bicicletas e suas peças. O IPI Zero para Bicicletas significa a redução de mais de 20% no preço final do produto.

Inventivo
O objetivo é promover o uso da bicicleta, não só como esporte, mas como um meio de transporte seguro, sustentável e viável, principalmente para a classe trabalhadora. Hoje, no Brasil, 7,4% dos deslocamentos (15 milhões de viagens diárias) são feitos em bicicletas.

Com informações da Assessoria


Curtir: