Senado

Senadores ouvem ministros sobre Operação Porto Seguro nesta quarta

Senadores ouvem ministros sobre Operação Porto Seguro nesta quarta. Foto: Agência Brasil

O Senado vai ouvir nesta quarta-feira (5) o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, sobre a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que apontou a existência de um esquema de venda de pareceres técnicos fraudulentos de órgãos públicos para favorecer empresas privadas.

Quando e Onde
A audiência conjunta das comissões de Infraestrutura (CI), Constituição e Justiça (CCJ) e Fiscalização e Controle (CMA) está marcada para as 14h30.

Tem que explicar
Os senadores querem obter esclarecimentos a respeito da participação de autoridades no suposto esquema. A Polícia Federal apontou o envolvimento do ex-adjunto de Adams na AGU, José Weber Holanda; da ex-chefe-de-gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha; do ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Vieira; e do ex-diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Rubens Vieira, irmão de Paulo.

Operação
No total, a operação resultou no indiciamento de 18 pessoas e na prisão de seis, além da exoneração de cinco servidores e do afastamento de outros cinco. A oposição queria o comparecimento dos próprios envolvidos ao Senado, mas a base governista conseguiu impedir a votação dos convites.

Câmara
Na terça-feira (4), em audiência pública na Câmara dos Deputados, José Eduardo Cardozo afirmou que não houve interferência política para proteger autoridades das investigações. Ele também disse que só soube da deflagração da operação da PF na véspera.

Com informações da Agência Senado


Curtir: