Ceará

Sérgio Aguiar destaca criação da Frente Parlamentar da Rota das Emoções

Sérgio Aguiar destaca criação da Frente Parlamentar da Rota das Emoções. Foto: Máximo Moura
Sérgio Aguiar destaca criação da Frente Parlamentar da Rota das Emoções. Foto: Máximo Moura

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) comemorou a aprovação pelo Senado do projeto de resolução que cria a Frente Parlamentar da Rota das Emoções. Segundo ele, a Frente defende um roteiro turístico para interligar o Parque Nacional de Jericoacoara, o Delta do Parnaíba, no Piauí, e os Lençóis Maranhenses. Para ele, com a iniciativa, o Parlamento Federal “deu um grande passo.”

O parlamentar lembrou que, por diversas oportunidades, falou na Casa da importância “deste grandioso projeto para o Nordeste e, principalmente, para o Ceará”. “Ele representa a valorização de um ecossistema diversificado que abrange paraísos naturais”, pontuou, em pronunciamento na quarta-feira (01), no plenário da AL.

Destino sustentável
Sérgio Aguiar afirmou que, quando o projeto for definitivamente colocado em prática, com o apoio oficial dos governos Federal, estaduais e municipais, “teremos um destino sustentável de referência nacional e internacional pelos seus produtos únicos”.

Desde 2005
Resultado do Projeto da Rede de Cooperação Técnica, o roteiro, conforme o pedetista, foi implementado pelo Sebrae e pelo Ministério do Turismo. Desde 2005, lideranças locais, empreendedores e entidades trabalham unidos para o desenvolvimento integrado desta região.

Compromissos
De acordo com o deputado, a rota “é uma dose tripla em emoção com muita aventura, praia e ecoturismo”. Possui, entre os princípios básicos, o compromisso com o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas, fortalecimento da governança municipal e estadual; e a efetivação do processo de integração em todas as instâncias regionais.

“Neste momento de crise e de parcos recursos em circulação, nada mais alvissareiro do que uma notícia desta magnitude para dar alento ao progresso e ao desenvolvimento do Ceará, Piauí e Maranhão”, destacou.

Municípios
A Rota das Emoções é formada pelos seguintes municípios: Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Camocim, Barroquinha e Chaval, no Ceará; Parnaíba, Luis Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia, no Piauí. Araioses, Santo Amaro, Tutóia, Paulino Neves e Barreirinhas, no Maranhão.

Com informações da Assessoria


Curtir: